O Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), vai assumir a conservação de 1.877 quilômetros de rodovias federais paranaenses. A atuação da autarquia no estado se deve ao fim dos contratos com as concessionárias das estradas federais no Paraná, o que implicou na desativação das praças de pedágio.

As vias serão relicitadas em 2022, mas, as praças de pedágio das rodovias federais, operadas pelas concessionárias Econorte, Viapar e Rodovia das Cataratas, serão desativadas a partir da 0h deste sábado. Já os segmentos administrados por Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia terão as praças de pedágio desativadas a partir da 0h de domingo (28).

Para evitar congestionamentos e garantir a segurança dos usuários nas praças de pedágio, o Dnit e a Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com o governo do estadual – por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e a Polícia Rodoviária Estadual -, trabalham em soluções técnicas adequadas para melhorar o tráfego nesses locais. Durante o período sem as concessionárias, em função do fechamento dos pedágios, o fluxo de veículos no perímetro das praças será canalizado para as vias laterais das rodovias.

Nova concessão
O Ministério da Infraestrutura prepara a concessão de mais de 3 mil quilômetros de rodovias paranaenses. O projeto das Rodovias Integradas do Paraná engloba os trechos que estão sendo absorvidos pelo Dnit. A modelagem da nova concessão já está em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O leilão e a assinatura de contato estão previstos para o primeiro semestre de 2022. A previsão é de que sejam investidos R$ 44 bilhões durante a vigência contratual.