Publicidade

Após "dia do fico", Paraná está "à espera de um milagre"

No dia 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro I anunciou: Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, digam ao povo que fico. No último domingo, 3 de novembro, foi a vez do treinador Dado Cavalcanti garantir sua permanência no Paraná Clube. Para evitar qualquer tipo de especulação, garanto que tenho contrato até o final da temporada e irei cumpri-lo, comentou o técnico, que ainda afirmou: Uma coisa é verdadeira: tem muita coisa para acontecer ainda. O Paraná está mais vivo do que nunca.

Sem jogar a toalha na luta pelo acesso, agora Dado Cavalcanti e a torcida paranista ficam à espera de um milagre. Sétimo colocado da Série B com 51 pontos em 33 rodadas,o Tricolor está a dois pontos do G4. As chances de conseguir o acesso, contudo, não são as maiores: 10%, segundo o site Probabilidades no Futebol – até mesmo Figueirense e América-MG, atrás do Paraná na tabela, têm maiores chances de chegarem à Primeira Divisão.

E para conseguir operar o milagre, a equipe paranista tem em quem se espelhar. Desde 2008 até agora, apenas duas equipes que não estavam na 33ª rodada no G4 conseguiram o acesso: Grêmio Barueri, em 2008, e o Sport, em 2011.

Em 2008, o Grêmio Barueri era o 5º colocado da Série B na 33ª rodada. A equipe paulista chegaria ao G4 na 35ª rodada, garantindo posteriormente o acesso.

O caso mais emblemático é o do Sport. Em 2011, a equipe estava na oitava colocação. Nas últimas cinco rodadas, contudo, a equipe conseguiu o que parecia impossível e, com quatro vitórias e um empate, garantiu o retorno à elite do futebol brasileiro (a equipe chegou ao G4 apenas na penúltima rodada da Série B, após vencer o Paraná por 3 a 0).

Curiosamente, aquela equipe tem algumas similaridades com o atual Paraná: havia começado o campeonato muito bem, mas viveu um momento turbulento no segundo turno, acumulando uma vitória, dois empates e cinco derrotas entre a 26ª e a 33ª rodada.

G4 na 33ª rodada (em negrito as equipes que subiram):

2008

Corinthians
Avaí
Santo André
Vila Nova

(O Grêmio Barueri, 5º colocado na 33ª rodada, acabou conseguindo o acesso)

2009

Vasco
Guarani
Ceará
Atlético-GO


2010

Coritiba
Figueirense
Bahia
América-MG


2011

Portuguesa
Náutico
Ponte Preta

Americana

(Oitavo colocado na 33ª rodada, o Sport chegou ao G4 na penúltima rodada, conseguindo em seguida o acesso)

2012

Goiás
Criciúma
Atlético-PR
Vitória

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES