Após quase nove anos no cargo, Michael O’Neill não é mais o técnico da Irlanda do Norte. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira, no site oficial da entidade, que alegou como motivo a reprogramação dos playoffs da Eurocopa, no qual os irlandeses teriam de enfrentar a Bósnia e Herzegovina, em 26 de março.

“Após cuidadosa consideração e reuniões com a Federação Irlandesa, sinto que é justo que agora seja a hora certa para eu me afastar”, disse O’Neill. “Eu adoraria de ter a oportunidade de dirigir a Irlanda do Norte nos jogos dos playoffs da Euro e ter a chance de classificar a equipe para outro grande torneio, mas a situação atual mostra que não é mais possível.”

O treinador assumiu o comando da Irlanda do Norte em 2011 e liderou a equipe na classificação para a disputa da Euro-2016, principal competição do país nos últimos 30 anos. “Era importante deixar a equipe em boas condições para buscar uma vaga na Eurocopa e permitir que o novo técnico tenha tempo para usufruir do nosso trabalho.”

Em 17 de março, a Eurocopa de 2020 foi adiada por um ano devido ao surto de coronavírus. O campeonato está previsto para ser realizado entre 11 de junho e 11 de julho de 2021.