
Depois de uma semana com pancadas de chuva praticamente todos os dias e alerta amarelo para tempestade, o clima mais instável deve dar uma trégua em Curitiba. Apesar do céu permanecer encoberto por causa de ventos vindos do Litoral, a previsão não é para chuva, pelo menos de forma volumosa para essa quinta (6), segundo o Instituto Simepar. Algum chuvisco localizado até pode ocorrer ao longo do dia. O que também muda são as temperaturas. Se elas vinham altas, especialmente durante as tardes, a partir de desta quinta não se elevam e mal passa dos 20ºC de máxima. A mínima prevista fica na casa dos 16ºC.
Na sexta (7), a amplitude térmica fica ainda mais baixa, variando entre mínima de 14ºC e máxima de 19ºC. No fim de semana uma chuva mais significativa deve atinger cidades do interior do Paraná, de acordo com o Simepar. Na Capital, Região Metropolitana e Litoral, o céu segue encoberto, com garoas e chuviscos ocasionais. O sol aparece no sábado (8), mas no domingo (9) deve voltar a chover inclusive na Grande Curitiba. A próxima semana volta a ter previsões para temperaturas mais altas e pancadas de chuva de verão que ocasionalmente podem vir acompanhadas por ventos mais fortes e descargas atmosféricas, ou seja, temporais.
Alerta Amarelo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para tempestade em boa parte do Paraná, que vale até as 10 horas desta quinta (6). Segundo o instituto, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).
O alerta inclui as regiões: Norte Pioneiro Paranaense, Metropolitana de Curitiba, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Norte Central Paranaense e Centro-Sul Paranaense.
Mar
A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alerta pa que a passagem de uma frente fria sobre o oceano poderá provocar ventos de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 61 km/h (33 nós), na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, e do Paraná, ao sul de Paranaguá, até a noite de 6 de janeiro.