
Os detentos na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foram transferidos na sexta (1º) para outras unidades prisionais devido à um surto de sarna no local.
Segundo nota da Secretaria de Estado de Segurança Pública, a ação foi tomada após a criação de uma força-tarefa, coordenada pelo juiz de direito da execução penal de São José dos Pinhais, junto com o Conselho da Execução Penal do município, Vigilância Sanitária, Secretaria da Saúde e Guarda Municipal.
A Vigilância Sanitária foi chamada para vistoriar o local e constatou o perigo de contágio biológico para fora do edifício, o que coloca em risco a vizinhança do distrito. O Conselho da Comunidade de São José dos Pinhais providenciou a compra de medicamentos contra o parasita, mas, segundo a Vigilância, os remédios não vão resolver o problema já que o ácaro que provoca a doença está nas paredes do prédio.
A DP tem capacidade para abrigar oito presos, mas no começo da semana estava com 55 detentos. á dois anos, mas continuou a manter e receber presos. Após a vistoria desta sexta, a Vigilância decidiu interditar todo o prédio.