SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O jovem Vinícius de Oliveira, 14, adora futebol, assim como muitos garotos de sua idade. Morador de Santa Rosa, comunidade de Niterói (RJ), sua família não tem condições de comprar chuteiras novas à medida que o meio-campista cresce -até hoje, já foram quatro doadas a crianças menores e ele divide a atual com o irmão.

Para tentar vencer essa barreira, ele pensou em um aplicativo para troca e doação dos tênis. “Quero evitar o desperdício de dinheiro e de ter que ficar jogando chuteira fora, principalmente para quem mora em comunidade e não dinheiro para ficar comprando uma nova”, explica. “O app iria ajudar a doar ou trocar com outras pessoas que precisam.”

A ideia veio durante o Bora Transformar, evento com painéis e oficinas que reúne jovens, lideranças sociais e educadores para estimular os participantes a descobrir o potencial transformador da tecnologia. Ao longo da programação, eles entram em contato com empreendedores sociais da área e são motivados em um negócio ou ideia para resolver um problema social utilizando a tecnologia.

O formato da iniciativa, que teve sua última edição realizada no Rio por Microsoft e Recode -organização fundada pelo empreendedor social da Rede Schwab Rodrigo Baggio- no fim de maio, desperta os jovens para a possibilidade de empreender e tirar sonhos do papel.

É o caso também da estudante Gabriela Muniz, 19, também moradora de Niterói. No momento, ela estuda para o vestibular de Psicologia e pensou em um aplicativo que democratize a área, conectando cada jovem com um psicólogo recém-formado interessado em adquirir experiência profissional como voluntário.

“O app daria acesso à psicologia social. O curso de inteligência emocional seria para mostrar que é possível realizar seus sonhos”, afirma a jovem. “Seria algo de mão dupla, em que as duas partes saem ganhando. Poderia começar com cursos online e mudar para outros jeitos.”

As histórias dos dois jovens exemplificam o que Baggio desenhou para o evento. “Motivar e indicar ferramentas para o uso consciente, ético, cidadão e empreendedor da tecnologia. Esse é o foco principal do Bora Transformar.”