Publicidade

Aprovação de presidente da Colômbia cai após protestos

Uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo instituto Gallup mostrou que a taxa de aprovação do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, caiu para 21%, o pior nível desde que ele tomou posse. Em junho, a taxa de aprovação de Santos era de 48%.

A pesquisa foi realizada durante a semana em que pequenos agricultores bloquearam estradas em todo país em protesto pelos preços elevados dos fertilizantes.

O governo colombiano vem enfrentando nos últimos meses paralisações e carreatas por parte de pequenos agricultores, sindicatos de transportadores de carga, plantadores de coca e café, entre outros, alguns dos quais terminaram em tumultos violentos.

A maior central de trabalhadores da Colômbia convocou uma manifestação para a tarde desta quarta-feira, horário local, em apoio ao pequenos agricultores e espera a presença de ao menos 10 mil pessoas.

A pesquisa Gallup foi realizada por telefone com 1.200 pessoas em cinco cidades e tem margem de erro de 3 pontos porcentuais.

O diretor do Gallup, Jorge Londono, disse que o último presidente colombiano com taxa de aprovação tão baixa foi Andres Pastrana em 1999.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES