Sistema Unificado

Aprovados na primeira chamada do Sisu iniciam matrícula nesta quinta

(Foto: Arquivo/ABr)

O período de matrícula dos candidatos selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.2 começa nesta quinta-feira (16) e vai até o dia 21 de julho. Também até a próxima terça-feira (21), os candidatos que não foram convocados para nenhuma das duas opções de curso selecionadas poderão declarar interesse na lista de espera para ocupar as vagas remanescentes e, assim, retornar para o sistema. Para a lista de espera serão adotados os mesmos critérios anteriores de classificação da primeira chamada. O resultado será no dia 24 de julho. A segunda edição do Sisu recebeu 814.476 inscritos.

Esta é a primeira edição do programa com cursos de graduação ofertados na modalidade de ensino a distância (EaD). Os candidatos que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se cadastraram no sistema disputaram 51.924 vagas ofertadas em 57 instituições públicas de educação superior do país. A lista dos convocados na chamada regular foi divulgada pelas universidades na última terça (14).

Lista de espera
Para participar, o processo é simples, mas não automático. O estudante interessado deve acessar o Boletim do Candidato, no site do Sisu, e na tela da primeira opção de curso, clicar em “participar da lista de espera”. Em seguida, uma mensagem de confirmação será emitida pelo sistema. A partir daí, basta acompanhar as convocações feitas pelas universidades para preenchimento das vagas restantes, observando prazos, procedimentos e documentos exigidos para matrícula ou para registro acadêmico estabelecidos no próprio edital da instituição.

UTFPR

O resultado da 1ª Chamada no site do Sisu saiu na terça-feira (14). Os aprovados têm o prazo entre 16 e 21 de julho para enviar remotamente a documentação digitalizada exclusivamente pelo site da UTFPR, listado no anexo III do edital.

Caso falte encaminhar algum dos itens necessários, fica aberto o período para a complementação entre os dias 24 e 26. Então, o estudante permanece na condição de ´Matriculado – Etapa 1´, faltando apenas a autenticação administrativa.

Esta segunda fase é para a apresentação da documentação original para conferência, sendo feita pessoalmente no Departamento de Registros Acadêmicos (Derac) pelo candidato ou seu representante, sem a necessidade de procuração. A data para este processo ainda vai ser divulgada, assim que definido o calendário acadêmico do segundo semestre.

O candidato que não obteve a aprovação na 1ª Chamada pode se inscrever para a Lista de Espera no site do Sisu, entre os dias 14 e 21 de julho. O aluno pode manifestar interesse em um dos cursos nos quais tinha se inscrito para concorrer. Apenas não podem participar aqueles que já foram selecionados em uma das opções de vaga na 1ª Chamada.

A relação de inscritos vai ser divulgada no dia 25 de julho. A partir dela, vai ser feita a convocação de até duas vezes o número de vagas disponíveis na 2ª Chamada, que ocorre no dia 3 de agosto. As vagas vão ser ocupadas de acordo com a ordem de classificação em cada categoria, entre os convocados que enviarem a documentação exigida.

Entenda como funciona o processo

Fluxograma Sisu 2020.2