Procurando eventos ou atrações culturais gratuitas em Curitiba? Nesta próxima semana, de 9 a 15 de março, você tem opções como filmes produzidos por cineastas curitibanos, exposições de um famoso personagem daqui, atividades especiais para ajudar a combater a insônia, encontro para jogadores de Clash Royale, além do início das comemorações do aniversário da capital paranaense.

Confira nossas dicas e aproveite! Lembrando que no site Curitiba de Graça (www.curitibadegraca.com.br) você encontra muitos outros eventos gratuitos que acontecem pela cidade.


Cesar Brustolin

O Auto da Fundação de Curitiba será apresentados em diversos espaços da cidade. 

Quer saber mais sobre a história de Curitiba?

Para iniciar as comemorações dos 327 anos de Curitiba, comemorado em 29 de março, a partir desta semana, as Ruas da Cidadania, Memorial de Curitba e o Passeio Público serão palco do espetáculo O Auto da Fundação de Curitiba, uma encenação didática sobre as origens e a formação da cidade.
Confira a agenda desta próxima semana:
09 de março – Rua da Cidadania Fazendinha/Portão, às 15h
10 de março – Rua da Cidadania da Rui Barbosa, às 15h
11 de março – Rua da Cidadania Tatuquara, às 15h
13 de março – Rua da Cidadania Cajuru, às 15h
15 de março – Memorial de Curitiba, às 11h30

Lembrando que as apresentações acontecem até o início de abril. A programação completa está em nosso site (www.curitibadegraca.com.br).


Divulgação/Prefeitura de Curitiba

Figurinhas das balas Zequinha estão expostas na Regional Boqueirão.

Exposição das figurinhas do Zequinha

Se você é mais velho, deve lembrar das famosas balas Zequinha com suas figurinhas colecionáveis de um palhaço em diversas situações, que fizeram sucesso entre as crianças das décadas de 20 a 50 – sendo relançadas várias vezes após esse período, inclusive, em um álbum no início dos anos 80.

O palhaço Zequinha acabou virando um ícone da cultura e história curitibana e agora pode ser relembrando, ou conhecido pelas novas gerações, em uma exposição no Espaço Cultural da Regional Boqueirão (Rua Marechal Floriano Peixoto, 8430, sala 25), que reúne 150 litogravuras das figurinhas feitas pelo artista Paulo Carlos Rohrbacho. A visitação pode ser feita de segunda a sexta das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.


Divulgação

Suspense “Clube da Insônia” é um dos curtas-metragens curitibanos que será exibido na Cinemateca. 

Cinema produzido por curitibanos

Nesta próxima quarta, 11 de março, você pode conhecer mais o trabalho de cineastas curitibanos na Cinemateca (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco). Serão exibidos dois curtas-metragens a partir das 20h.

O primeiro é o suspense “Clube da Insônia”, dirigido por Túlio Viaro. Na trama, três rapazes dentro de um carro esperam o momento certo de agir, em frente a um casebre na área rural. Enquanto esperam eles escutam rádio e fazem planos para o futuro.
O outro é “Das Cinzas o Escorpião”, que marca uma parceria entre Estevan Silvera e Tiomkim, que homenageia o cineasta Kenneth Anger e uma de suas mais famosas e controversas obras “Scorpio Rising “(1964). As filmagens foram realizadas em uma oficina mecânica de motocicleta e seguem a linha de cineastas com Lars Von Trier e Thomas Vinterberg, não existindo uma preocupação com a linguagem convencional e nem com roteiro.


Divulgação

Escritora curitibana Mila Cassins lança seu novo livro com atividades especiais

Troca de experiências sobre crises de insônia 

Já teve problemas para dormir? Passou noites em claro? A escritora curitibana Mila Cassins já passou por esse problema e resolveu transformar suas experiências em contos de suspense. O livro “Por que as madrugadas são longas?” será lançado nesta próxima sexta, das 18h30 às 22h, no Solar do Rosário (Rua Duque de Caxias, 04 – São Francisco).
Mas, o evento ainda terá outras atividades para ajudar quem também sofre de insônia: uma aula de meditação e uma palestra sobre sonhos e insônia, além da exibição do filme “Um lugar silencioso”, que a autora escolheu apresentar para proporcionar uma momento de descontração e entrar no clima de terror que também faz parte do seu livro. A participação é gratuita, mas é necessário se inscrever neste link.


Reprodução/Site Arena Extra

Os influenciadores Nery e Deacow irão jogar Clash Royale com os fãs curitibanos

Influenciadores vêm a Curitiba jogar Clash Royale

Os fãs do jogo de cartas Clash Royale já podem ir se agendando para um evento especial no próximo fim de semana, 14 e 15 de março. A Arena Extra (Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, 230 – dentro do supermercado Extra) irá receber os influenciadores Nery, do canal “Clash com Nery”, e Decow, que já participou de diversas competições ao redor do mundo como jogador e como narrador, para jogar e interagir com o público. 

A participação é gratuita, mas é necessário fazer um pré-registro no site (www.arenaextra.com.br), agendando dia e hora (entre 14h e 16h40). As vagas são limitadas, mas na loja será possível se cadastrar em uma lista de espera. Os jogadores menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis que, que também precisam se inscrever na Arena Extra. Todos devem portar documento original com foto como RG, CNH ou passaporte.
A Arena Extra é um entre espaço criado em uma parceria entre o Google e o Supermercado Extra para sediar torneios e competições de jogos móbile e proporcionar interações com influenciadores digitais.

*Os eventos com pré-inscrição têm vagas limitadas que podem se esgotar a qualquer momento e os demais estão sujeitos a lotação dos espaços. Os horários, locais e programações podem ser alterados pelas produções dos eventos sem aviso prévio.