Publicidade
Câncer de mama

Araucária terá caminhada do Outubro Rosa no dia 19 de outubro

(Foto: Freepik/Ascom PMA)

No próximo dia 19 de outubro, Araucária terá a Caminhada do Outubro Rosa para a conscientização em relação a prevenção do câncer. O evento terá saída às 10 horas do Paço Municipal em direção ao Centro de Especialidades Médicas (CEMO), localizado na Rua Guilherme da Motta Correa, n° 55, Centro. Todos os moradores estão convidados a participar preferencialmente vestindo uma roupa em tons de rosa em alusão à data na luta contra o câncer. Neste dia as unidades básicas de saúde urbanas estarão abertas para a coleta do preventivo, testes rápidos de HIV e sífilis, e vacinas, das 8h às 17 horas.

Durante o mês de outubro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, intensificará as ações de atendimento voltado para a saúde da mulher nas unidades de Saúde do município. Com foco na prevenção, uma parceria entre a Secretária de Saúde e a Secretaria de Educação vai proporcionar, ao longo deste mês, palestras com profissionais de saúde nas escolas municipais. O foco é conversar com turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental sobre a importância de se proteger (por meio de vacinação) contra o HPV, vírus responsável por diversos tipos de câncer, entre eles, o de colo de útero.

O principal objetivo da campanha Outubro Rosa é a detecção precoce do câncer de mama, com ações de rastreamento que são: a oferta de mamografia, exame clínico das mamas, a oferta de ultrassonografia e coleta de exames de colo de útero.

A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que o exame seja realizado em todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.

Números - Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, o Brasil registrou 59.700 novos casos de câncer de mama. No Paraná foram 3.730 casos. O número de óbitos em decorrência da doença, no ano passado, alcançou 1.012 mulheres no Estado.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES