Geraldo Bubniak – Petraglia

O árbitro Flávio Rodrigues de Souza, da Federação Paulista de Futebol, relatou na súmula da partida de quarta-feira (Athletico Paranaense 1×0 Fortaleza, na Arena da Baixada, pela Copa do Brasil) uma ofensa do presidente do Conselho Deliberativo do clube paranaense, Mário Celso Petraglia, logo após o apito final.

A vitória classificou o Athletico para as quartas de final da Copa do Brasil. Um lance reclamado por jogadores do Furacão durante a partida foi aos 7 minutos do segundo tempo, quando o ponta Rony caiu na área ao dividir com o lateral Carlinhos, do Fortaleza. A imagem da TV deixa dúvida se houve pênalti no lance. O árbitro nada marcou e mandou a jogada seguir.

“Ao término da partida adentrou ao campo e dirigiu-se a mim o Sr. Mario Celso Petraglia, presidente da equipe Club Athletico Paranaense, e disse as seguintes palavras: ‘lamentável sua arbitragem hoje, você também faz parte dos canalhas da CBF?’”, relata a súmula da partida, assinada por Flávio Rodrigues de Souza.

Pela ofensa, é provável que Petraglia seja julgado no STJD. Ele corre risco de suspensão e multa em dinheiro. A suspensão não tem efeito prático – o dirigente apenas fica impedido de circular em áreas restritas do estádio em dias de jogos. O risco de punição ao clube — perda de mando de campo, por exemplo — é baixo. 

O último confronto do Athletico com a CBF ocorreu por causa do lateral-esquerdo Renan Lodi. O jogador foi convocado para a seleção brasileira pré-olímpica, para o Torneio de Toulon, na França. Ele não se apresentou e o clube tentou a liberação do jogador. No entanto, a CBF manteve o atleta convocado, o que impediu a escalação de Lodi em competições organizadas pela CBF. O clube tenta agora uma liminar no STJD para liberar a escalação do jogador.