20 de junho

Arquidiocese lança programação e espera 100 mil pessoas no Corpus Christi

Tradicional solenidade católica vai movimentar o Centro Cívico o dia todo
Tradicional solenidade católica vai movimentar o Centro Cívico o dia todo (Foto: Divulgação/Arquidiocese de Curitiba)

A arquidiocese de Curitiba lançou o tema da festa de Corpus Christi de 2019, no dia 20 de junho — “Fazei de nós um só corpo e um só espírito”. O tema é uma frase aclamada nas missas após a consagração da hóstia e do cálice. Mais de 100 mil pessoas são aguardadas para a missa e procissão sobre o tapete de Corpus Christi no centro de Curitiba.

Pela manhã, os fiéis confeccionam o tapete com serragem, grãos e outros materiais na extensão de 1,8 mil metro da avenida Cândido de Abreu, desde o obelisco de Nossa Senhora da Luz, nas proximidades da Catedral, até a praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Das 9 às 12 horas haverá shows com grupos católicos locais, adoração e louvor no palco da Praça Nossa Senhora de Salete. Também haverá feira gastronômica na praça durante todo o dia.

No período da tarde, a programação inicia às 13 horas com animação musical na Praça Tiradentes, em frente à Catedral. Às 14 horas será realizada no local a missa solene celebrada pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo, com a presença de todo o clero da cidade. Após a missa os fiéis saem em procissão pelo tapete até o Centro Cívico, onde é realizada a bênção final. Após a bênção, haverá show com o Padre Reginaldo Manzotti.

A arquidiocese também pede aos participantes que forem à solenidade deste ano para uma doação de ao menos 1 kg de alimento não perecível, que será encaminhado a entidades assistenciais. Pontos de coleta serão colocadas próximas da Catedral e no Centro Cívico.