​A Bienal de Curitiba’17, o maior evento de arte contemporânea da América do Sul e um dos mais importantes eventos do Circuito Mundial, abre espaço nesta edição para mais uma modalidade de expressão cultural. A exposição Arquitetura através das Gerações reúne projetos realizados tanto em Curitiba como no Paraná, num resgate histórico da contribuição dos principais escritórios de arquitetura e urbanismo associados à Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/PR). 

Com abertura marcada para o dia 09 de novembro, no Palácio das Araucárias, a mostra paranaense dialoga diretamente com as obras reunidas no Palácio Iguaçu, que reúne o melhor da arquitetura chinesa, país homenageado neste ano pela Bienal. Como potência mundial emergente, a China abriga hoje importantes trabalhos de arquitetos dos mais renomados de todo o mundo.

Na visão do diretor geral da Bienal, Luiz Ernesto Pereira, a arquitetura está intimamente integrada ao tecido cultural e urbano de qualquer cidade, tanto é que alguns projetos arquitetônicos se elevam ao estado da arte, e se transformam em cartões postais, representando a fusão entre o passado e o futuro, em sociedades em constante transformação.

Na mostra chinesa, podemos observar alguns desses trabalhos muito especiais espalhados pela China atual e assinados por gigantes da Europa, dos Estados Unidos e da China, assim como na mostra paranaense está o que de melhor se produz aqui, destaca Luiz Ernesto Pereira.

A abertura no Palácio das Araucárias vai contar com palestra do jornalista da Folha de S. Paulo Raul Juste Lores, autor do livro “São Paulo nas Alturas – A Revolução Modernista da Arquitetura e do Mercado Imobiliário nos Anos 1950 e 1960” (Três Estrelas, 340 páginas). Ali também serão realizados debates e outras palestras.

Ao comemorar 20 anos de consolidação, neste ano, a AsBEA/PR representa 80% de toda a produção arquitetônica do Paraná, reunindo 80 dos principais escritórios de arquitetura do Estado. Vivemos um grande momento da evolução da arquitetura empresarial no Brasil, com projetos cada vez mais complexos, que demandam inteligência, gestão e integração com ferramentas tecnológicas complexas e avançadas. Tudo isso contribui para impulsionar o segmento e transformar o potencial de criação e inovação da arquitetura, em todos os seus segmentos, destaca o presidente da AsBEA-PR, Keiro Yamawaki. Segundo ele, a AsBEA-PR atua para incentivar a formação de empresas sólidas de arquitetura, que possam atuar com respaldo jurídico e financeiro, e capazes de lidar com este novo contexto de mercado.

 Serviço:

Exposição: Arquitetura através das gerações.

Abertura para convidados: dia 9 de novembro de 2017.

Período de visitação para o público: de 10 de novembro a 25 de fevereiro de 2018, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Local: Palácio das Araucárias – Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n – Centro Cívico, Curitiba – PR.