Divulgação/SMCS

A inovação tecnológica invadiu as tradições juninas. Nesta sexta-feira (28/6) e neste sábado (29/6), a Festa Junina da Rua da Cidadania do Cajuru vai mostrar que o antigo e o novo podem andar juntos. A festa é aberta à população e começa às 17 horas de sexta. No sábado, o arraiá tem início às 14h.

Na tarde de sábado, drones vão sobrevoar a esplanada da Rua da Cidadania carregando balõezinhos. Os pequenos veículos aéreos serão pilotados por profissionais habilitados.

“É nossa forma de lembrar que soltar balões causa estragos e também que vivemos em uma era de novas tecnologias. Por isso, os drones vão fazer um pequeno voo no lugar dos balões”, destaca a administradora da Regional Cajuru, Adriane Cristina dos Santos.

O arraiá é promovido com o objetivo de reunir a população da Regional, atendendo a pedidos dos próprios moradores e para promover a ocupação do espaço público. No ano passado, 5 mil pessoas participaram dos dois dias de festa.

Para todos os gostos
A inovação não vai deixar os mais tradicionalistas na mão: a festa vai ter dança de quadrilha, com apresentações de alunos dos Centros de Esporte e Lazer da Regional, barracas de comidas típicas – pinhão, quentão, pipoca, cachorro-quente – e música ao vivo com artistas locais.

Brincadeiras não vão faltar: pescaria, boca do palhaço e argolas. As barracas de brincadeiras e de comidas são administradas por associações dos bairros.

Fogueira também vai ter. Mas com fogo da era moderna: em vez de riscar o fósforo, vai ser acendendo a luz que a fogueira vai se iluminar na noite da sexta-feira.

O contemporâneo vai se misturar ao esse clima caipira com a presença do grupo de motociclistas que se reúne todas as sextas-feiras na Rua da Cidadania. A festa também vai ter três food trucks.

Bandeirinhas made in Fab Lab
Até as bandeirinhas que decoram a festa tiveram seu toque de inovação: foram produzidas no Fab Lab na máquina de corte a laser. Cada 1,5 mil bandeirinhas foram feitas por hora com o equipamento.
Localizado no Liceu de Ofícios da Rua da Cidadania do Cajuru, o Fab Lab é o primeiro de Curitiba e conta com equipamentos modernos para fabricação digital e prototipagem. É um laboratório de fabricação digital e prototipagem em que estudantes, empresas e a comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática projetos e ideias inovadoras.

Serviço
Festa Junina Rua da Cidadania Cajuru (Avenida Maurício Fruet, 2.150)
28/6 (sexta-feira) – das 17h às 21h
29/6 (sábado) – das 14h às 21h
Entrada gratuita