Mercado de trabalho

As 15 profissões que estarão em alta em 2022. Veja quais são

(Foto: Arquivo/BP)

Em levantamento realizado pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), há expectativas para o crescimento do número de vagas de profissões específicas em 2022. São elas: desenvolvedor, designer gráfico, analista (qualidade, suporte e testes), atendente de loja, auxiliar de estoque, vendedor interno, operador de caixa, mecânico de manutenção, operador de telemarketing, promotor de vendas, recepcionista, consultor de vendas e auxiliar de escritório.

"Algumas dessas áreas tiveram força em 2021, como os setores de atendimento ao cliente. Espera-se que a demanda por trabalhadores continue alta em 2022 e novas vagas surjam para movimentar o mercado e gerar mais oportunidades aos trabalhadores", ressalta o gerente de negócios do BNE, José Tortato.

Apesar do atual contexto de pandemia ter impactado a forma de contratação das empresas, a disponibilidade de vagas vem crescendo nos últimos meses. A alta demanda para o próximo ano pode estar relacionada à expansão da vacinação e à retomada gradual das atividades presenciais.

"No fim do ano houve um salto de contratações, devido a Black Friday e comemorações. A expectativa é que as contratações estejam aquecidas no próximo ano. O aumento dos imunizados e o retorno do trabalho presencial deixam as empresas otimistas para um cenário positivo para o mercado", diz Tortato.