Divulgação/Assessoria de imprensa

Intitulando de ‘Mantendo nossa História Viva, o Ukra Bar, restaurante e bar ucraniano, localizado no bairro Água Verde, em Curitiba, recria as receitas das sopas mais consumidas na Ucrânia a um preço fixo de R$ 19,90 por cumbuca. Além do Borscht (sopa de beterraba) que está sempre no cardápio, as sopas servidas são a Ukha (lê-se urra), a Solyanka e a Kapusnyák. Além dessas, a famosa sopa Eslava, muito consumida na Ucrânia e em todo o leste europeu.

Para quem conhece porque a família fazia ou porque já esteve na Ucrânia, “é uma oportunidade única”, segundo a proprietária do restaurante, Ana Paula Paludzyszyn, visto que não são sopas comuns no Brasil, diferente do Borscht, mais comum. “Para quem não conhece, terá a oportunidade de provar e apreciar a explosão de sabores que a culinária típica ucraniana tem a oferecer”.

A sopa Ukha é um caldo picante e fresco que leva suculentos pedaços de tilápia. Ervas, cenoura, batata e até vodka fazem parte da receita. Já a Solyanka é um caldo de carne com aroma acentuado e picante. Leva azeitonas, alcaparras, picles, limão, que dão a característica azedinha particular do país. A Kapusnyák é uma sopa de repolho. Vai cortes de porco como calabresa, costelinha, além de salsão, alho poró e tem um sabor muito rico, perfeita para o inverno.

O Borscht, mais difundido entre os ucranianos, descendentes e simpatizantes é uma sopa de tom avermelhado escuro que leva principalmente beterraba. O sabor característico do endro, cenoura e batata também pode ser sentido. Já a sopa Eslava, que será servida no mês de julho, é muito apreciada pelos brasileiros. Leva pedaços de carne bem macia e temperada, molho inglês e especiarias. Todas serão acompanhadas de torradinha ou pão preto e vinagrete de pimenta. Para os vegetarianos, o bar tem as versões de algumas delas com cogumelos ou simplesmente sem carne.

O Ukra Bar abre de terça a sexta às 18h30 e sábados às 14h mas a princípio as sopas do ‘Mantendo nossa história Viva’ serão servidas às terças, quartas e quintas. É desejável que se reserve mesa, embora não obrigatório. Início: dia 05, término dia 28.

O whatsapp do restaurante para mais informações é 4135217603. Rua Pará, 1079, Água Verde, dentro do Clube de Cultura Ucraniana Poltava.