Dálie Felberg/Alep – Assembleia: proposta que tramita desde dezembro de 2016 é classificada por professores como “lei da mordaça”

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) anunciou hoje que o polêmico projeto ‘escola sem partido’, que pretende impor restrições à discussão de questões políticas, de gênero e sexualidade na rede estadual de ensino será votado em plenário no próximo dia 28. A proposta, que tem o apoio da bancada evangélica e é uma das bandeiras do grupo político do presidente Jair Bolsonaro (PSL) tramita desde 2016, mas nunca foi colocada em votação em razão da resistência dos professores, que a chamam de ‘lei da mordaça’, além do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para quem a iniciativa é inconstitucional.

O projeto reproduz praticamente o mesmo texto de propostas semelhantes que vêm sendo apresentados por parlamentares das bancadas evangélicas e de outros setores em câmaras municipais e assembleias de todo o País, sob a alegação de combater a suposta “doutrinação” política nas escolas. Ele estabelece a obrigatoriedade de fixação de cartazes nas escolas informando que é proibida em sala de aula, a prática de “doutrinação política e ideológica”, bem como a veiculação de conteúdo ou a realização de atividades de cunho religioso ou moral que possam estar em conflitos com as convicções dos pais ou responsáveis pelos estudantes. Prevê ainda que alunos e pais de estudantes poderão fazer denúncias anônimas contra os professores à Secretaria de Educação. Os professores ficariam também proibidos de estimular seus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas. Em caso de descumprimento da norma, eles estariam sujeitos a processos administrativos e sofrer punições que chegariam à demissão.

Leia mais no blog Política em Debate