Valdecir Galor/SMCS

A partir da segunda-feira (11/11), o Estacionamento Regulamentado (EstaR) começa a valer em trechos das ruas Francisco Rocha, Bruno Filgueira e Carmelo Rangel, no bairro Batel.

Placas sinalizam onde o motorista pode estacionar mediante a colocação de cartão do EstaR pelo tempo máximo permitido, de 2 horas. A medida atende a uma reivindicação de moradores e comerciantes locais, permitindo uma rotatividade maior de veículos pela região.

Locais
Na Francisco Rocha, o EstaR foi implantado entre a Alameda Princesa Izabel e a Avenida Visconde de Guarapuava. Já na Carmelo Rangel, entre as ruas Desembargador Costa Carvalho até o final da rua, no sentido Centro. E, na Bruno Filgueira, o EstaR valerá entre a Rua Olavo Bilac e o Bosque Gomm.

Na última semana, agentes de trânsito informaram os motoristas sobre a novidade, como período de adaptação.

No site da Setran (https://transito.curitiba.pr.gov.br/estar/estar-estacionamento-regulamentado/44), o cidadão encontra informações sobre como adquirir o cartão do EstaR, tira dúvidas sobre o aviso de infração e como fazer a regularização junto ao órgão de trânsito municipal.

Multa e possibilidade de remoção
Deixar o carro em vagas do EstaR mais do que o tempo permitido – que dependendo da vaga varia de 1h a 2h – é infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De natureza grave, gera multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da possibilidade de remoção do veículo.