Publicidade
Trincheira

Atenção: uma das vias mais movimentadas de Curitiba terá bloqueio a partir de segunda

(Foto: Pedro Robas/SMCS)

O trânsito na Avenida Nossa Senhora Aparecida, no cruzamento com a Rua General Mário Tourinho, no Seminário, será totalmente bloqueado a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de setembro, às 9h. Já a Mário Tourinho terá fluxo em apenas uma faixa, no sentido Parque Barigui-Portão.

A medida é necessária para o prosseguimento das obras da trincheira que está sendo construída no local e que vai melhorar a fluidez de trânsito num ponto por onde circulam 62 mil veículos por dia e passam cerca de 168 mil passageiros do transporte coletivo.

A conclusão dos trabalhos está prevista para abril de 2020.

Informações
A atualização da etapa das obras e o impacto no trânsito e no transporte coletivo foram detalhados nesta quinta-feira (19/9) em coletiva de imprensa na sede da Prefeitura, da qual participaram Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, Pedro Darci, diretor de Planejamento e Operação da Superintendência de Trânsito, Márcio Augusto de Toledo Teixeira, engenheiro do Ippuc, Adão José Lara, coordenador de Programação de Transporte da Urbs, entre outros técnicos do município.

A Prefeitura elaborou uma página especial com informações detalhadas sobre a obra e na qual apresenta mapas com desvios no trânsito e nas linhas de ônibus.

A página está disponível no site da Prefeitura. As informações também poderão ser acessadas no endereço www.trincheiramariotourinho.com.br. Waze, WhatsApp e Central 156 (telefone, site e aplicativo) também são opção para se manter atualizado sobre o trânsito e as obras.

Etapas
Na próxima segunda-feira (23/9), a empresa responsável pela obra começa a remoção do pavimento e das calçadas. Em seguida, o canteiro será preparado para receber o maquinário de grande porte que fará a instalação das estacas metálicas. As peças, que farão parte das paredes laterais da nova trincheira, já foram soldadas e pintadas.

A etapa subsequente será a escavação do berço das novas pistas da Rua General Mário Tourinho, que passará por baixo da Avenida Nossa Senhora Aparecido e eliminará o semáforo daquela esquina.

As vigas de concreto que serão utilizadas na estruturação da trincheira estão sendo fabricadas no município de Tijucas do Sul.

Na medida em que se aproxime o momento de utilizá-las, elas serão trazidas para o canteiro. Esse planejamento vai gerar menos transtorno e oferecerá mais agilidade e organização aos trabalhos de construção.

Adequações
A obra de construção da trincheira chegou a ser interrompida para que fossem feitas adequações no projeto, que precisou ser redimensionado de acordo com as novas condições do setor de grandes obras no país (e que gerou falta de produtos essenciais à obra, como as estacas previstas inicialmente no projeto).

A readequação, no entanto, trouxe melhorias. Uma delas é a instalação de Barreiras de New Jersey na parte interna da trincheira, nas laterais das pistas da Rua General Mário Tourinho, e nas alças de acesso à Avenida Nossa Senhora Aparecida, ao lado da trincheira.

As Barreiras de New Jersey são feitas de concreto armado e auxiliam na contenção – em casos de acidentes de trânsito no local – de eventuais veículos desgovernados, reconduzindo-os à pista de forma a causar menos danos. As estruturas, portanto, oferecem mais segurança aos motoristas e passageiros.

Continuidade
Feitos os ajustes necessários no projeto, as obras foram retomadas no mês de julho, quando começaram a ser destruídos os muros dos imóveis que estão na área que será ocupada pela nova trincheira. Na sequência, novos muros começaram a ser construídos, seguindo o realinhamento predial determinado pelo alargamento do espaço das futuras pistas da Mário Tourinho.

Ainda em 2014 foi iniciado o processo de desapropriação de 37 imóveis afetados pela construção da trincheira. Todas as indenizações foram pagas e foram expedidas as emissões de posse em favor do Município.

Atenção, motoristas!
A partir do próximo dia 23 de setembro, a construção da trincheira da Rua General Mário Tourinho irá provocar mudanças no trânsito no entorno da esquina com a Avenida Nossa Senhora Aparecida. Será necessária máxima atenção dos motoristas que costumam trafegar pela região.

A orientação da Secretaria Municipal de Obras e Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) é para os motoristas evitarem o local da obra e seus arredores sempre que possível.

Os transtornos inerentes à obra podem ser minimizados caso a circulação de veículos seja composta, exclusivamente, por pessoas que moram, trabalham ou estudam na área impactada pela construção da nova trincheira.

Para as pessoas que precisarão circular pela região, opções de desvios foram preparadas e estarão sinalizadas. Os usuários do sistema de transporte coletivo também sentirão as mudanças provocadas pela obra. Algumas linhas de ônibus terão que mudar seu itinerário.

Tudo isso pode ser acompanhado na página especial no site da Prefeitura e no www.trincheiramariotourinho.com.br.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES