Divulgação/Athletico.com.br/Gustavo Oliveira – Alexandre mattos

O Athletico Paranaense apresentou nessa segunda-feira (dia 24) sua nova estrutura para o futebol. Os nomes anunciados são Alexandre Mattos (ex-Cruzeiro) para ser o CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional, Carlinhos Neves (ex-São Paulo) como Coordenador do Núcleo de Saúde e Performance e Fernando Yamada (ex-Corinthians) como Coordenador das Categorias de Formação.

O trio foi apresentado em entrevista coletiva comandada pelo presidente do Athletico, Mario Celso Petraglia. “Disse que em dez anos seríamos campeões do mundo. Ainda não venceu o prazo, mesmo com os dois anos da pandemia. Além de ser campeão mundial, queremos ser o maior clube formador de atletas de alta performance do mundo, queremos ser o maior formador de jogadores”, declarou o dirigente.

Em relação à transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), Petraglia afirmou que não há previsão. “Estamos sentindo o mercado”, disse.

Os três novos profissionais vão trabalhar com o diretor-técnico Paulo Autuori e o diretor de futebol Ricardo Gomes, que supervisionam o trabalho da comissão técnico, que tem o técnico Alberto Valentim e os auxiliares Bruno Lazaroni e Lucho Gonzalez.

MATTOS
Alexandre Mattos, 45 anos, será responsável pelo relacionamento com os players, agentes, clubes e confederações. Será responsável pelo desenvolvimento de parcerias nacionais e internacionais para expansão da marca. Gestor executivo de futebol desde 2005, Alexandre é formado em Administração com Gestão de Esportes, provisionado em Educação Física e possui MBA em Gestão de Esportes. É professor dos cursos de Diretor Executivo, CEO, CFO e das licenças de treinadores A e PRO, todos da CBF Academy. Também é professor dos cursos de Gestão Técnica e de Departamento de Mercado, Análise de Desempenho e Scout, ambos da Universidade do Futebol. Trabalhou em América-MG, Cruzeiro, Palmeiras e Atlético-MG.

NEVES
O curitibano Carlinhos Neves, 65 anos, será responsável pela gestão de todos os processos relacionados à saúde dos atletas do clube, assim como responsável pela gestão dos processos que visam a melhor performance das equipes de todas as categorias. Ele vai coordenar as áreas de Preparação Física, Fisiologia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia. Essa é a terceira passagem dele pelo Athletico. As duas primeiras foram na função de preparador físico. Já trabalhou na seleção brasileira em no Atlético-MG, Coritiba, Grêmio, Paraná, Palmeiras e São Paulo.

YAMADA
O executivo Fernando Yamada, 42 anos, será responsável pela gestão das categorias Sub-15, Sub-17, Sub-18, Sub-19 e Sub-20. O principal objetivo é aprimorar o processo de captação, formação integral e desenvolvimento de atletas. Ex-goleiro, é formado em Administração de Empresas e possui um perfil de gestão adquirido ao longo da carreira de mais de 30 anos construída entre seleção brasileira e clubes. Atua como gestor do esporte desde 2014. Começou a carreira de coordenador de futebol no Osasco Audax e, em 2017, assumiu a gerência geral das categorias de base do Corinthians.