Brasileirão

Athletico arranca empate com o lanterna aos 43 e mantém tabu em Chapecó

Terans enfrenta a Chapecoense
Terans enfrenta a Chapecoense (Foto: Divulgação/Athletico.com.br/José Tramontin)

O Athletico Paranaense empatou em 1 a 1 com a Chapecoense, nessa quarta-feira (dia 13) à noite, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 8º lugar, com 33 pontos. A equipe catarinense está na lanterna (20º lugar), com 13 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O placar mantém o tabu de o Athletico nunca vencer em Chapecó. Os dois clubes se enfrentaram 9 vezes no Interior de Santa Catarina, com 4 vitórias da Chape e 5 empates.

FATOR CAMPO
A Chapecoense segue sem vencer em casa na competição. Nas 13 partidas como mandante, foram 5 empates e 8 derrotas do lanterna. Já o Athletico soma 4 vitórias, 1 empate e 8 derrotas como visitante.

ESCALAÇÃO
As baixas no Athletico eram Nicolas, Matheus Babi e Lucas Halter, em recuperação. Por desgaste física, começaram no banco Erick e Bissoli. Com isso, Cittadini e Renato Kayzer iniciaram jogando. O técnico Alberto Valentim fez sua terceira partida no comando da equipe e manteve o mesmo esquema tático das seis partidas anteriores, com o 5-2-3 para defender e o 3-4-3 para atacar. Já a Chape não contava com o meia Denner, que pertence ao Athletico e tem cláusula contratual vetando sua escalação contra o clube de origem.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve a Chapecoense melhor, criando três boas jogadas ofensivas. Santos salvou duas finalizações perigosas do time catarinense e Anderson Leite mandou para fora outra oportunidade. Já o Athletico teve fraco desempenho nesse período e só levou perigo em um cruzamento de Marcinho finalizado de cabeça por Richard, para fora.

CONFUSÃO
Após o apito final do primeiro tempo, os jogadores seguiram para os vestiários e uma confusão se formou no túnel. Policiais militares que estavam no gramado correram para o túnel para controlar a situação. Richard e Nikão, do Athletico, e Moisés Ribeiro, da Chapecoense, levaram cartão amarelo pelo tumulto no intervalo.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, Khellven entrou no lugar de Marcinho. O segundo tempo começou com bola na trave. Já aos 2 minutos, Pedro Henrique cruzou, Abner ajeitou na área e Terans mandou no poste. A Chape, porém, continuava atacando mais e abriu o placar aos 12 minutos, em belo chute de longa distância do lateral-direito Matheus Ribeiro (ex-Athletico). Aos 17, saiu o zagueiro Zé Ivaldo e entrou o ponta Pedro Rocha. Aos 23, saíram Kayzer e Richard e entraram o centroavante Bissoli e o volante Christian. Aos 29, o lateral Pedrinho entrou no lugar de Abner. A Chape recuou e levou pressão. O Athletico partiu para o abafa e chegou ao empate aos 43, em cruzamento de Khellven e finalização de Christian.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 14 finalizações (3 certas), 62% de posse de bola, 82% de eficiência nos passes e 13 faltas cometidas. Já a Chape somou 19 finalizações (6 certas), 38% de posse de bola, 72% de eficiência nos passes e 17 faltas cometidas. Os dados são do site Sofascore.

CHAPE 1x1 ATHLETICO
Chapecoense: Keiller; Matheus Ribeiro, Ignácio, Joilson, Jordan e Busanello; Moisés Ribeiro, Anderson Leite e Lima; Mike e Rodriguinho (Perotti). Técnico: Pintado. Técnico: Pintado
Athletico: Santos; Marcinho (Khellven), Pedro Henrique, Thiago Heleno, Zé Ivaldo (Pedro Rocha) e Abner (Pedrinho); Richard (Christian) e Cittadini; Nikão, Terans e Renato Kayzer (Bissoli). Técnico: Alberto Valentim
Gol: Matheus Ribeiro (12-2º) e Christian (43-2º)
Cartões amarelos: Rodrigo Silva, Anderson Leite, Moisés Ribeiro, Busanello (C). Zé Ivaldo, Nikão, Richard, Thiago Heleno, Pedrinho (A).
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Público: 935 pagantes
Local: Arena Condá, em Chapecó

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 - Mike cruza. Lima cabeceia no canto. Santos espalma para escanteio.
7 - Terans cobra o escanteio curto. Marcinho cruza. Richard cabeceia e a bola passa perto.
24 – Cittadini chuta de fora da área e a bola passa sobre o travessão.
32 – Richard arrisca de longe e a bola vai longe, sobre o gol.
34 – Busanello cruza rasteiro, da esquerda. Anderson Leite recebe livre na área e solta a bomba. A bola vai sobre o gol.
37 – Mike tabela pelo centro, recebe na cara do gol e chuta forte. Santos defende.

Segundo tempo
2 – Pedro Henrique cruza da direita. Abner recebe na área e ajeita para Terans, que chuta na trave.
10 - Mike tenta e a bola rebate na área. Anderson Leite chuta e a bola passa perto.
12 - Gol da Chape. Anderson Leite faz boa jogada. Matheus Ribeiro chuta de longe e acerta no canto.
13 – Rodriguinho chuta do bico da área. Santos defende.
43 – Gol do Athletico. Khellven cruza. Christian recebe na área e chuta.
47 – Khellven cruza. Jordan tenta tirar e quase marca contra.