Divulgação/hullcitytigers.com – Evandro no futebol inglês: comprado por 2

O Athletico Paranaense está negociando com o meia Evandro, 33 anos, hoje encostado no Santos. Ele tem vínculo com o clube paulista até 30 de junho de 2020 e, até o momento, a diretoria não demonstrou interesse na renovação. Em abril, o jornal Gazeta Esportiva noticiou que o Furacão estava monitorando a situação contratual do jogador. Nessa segunda-feira (dia 18), o site Tretis informou que o clube paranaense já iniciou negociações com Evandro.

Sem a renovação, o Athletico pode contratar o jogador livre no mercado, sem custos de aquisição, apenas com salários e ‘luvas’. O vínculo começaria a valer em 1º de julho.

Evandro foi revelado nas categorias de base do próprio Athletico Paranaense. No seu primeiro ano como profissional, em 2005, aos 19 anos, virou titular da equipe e teve bom desempenho na campanha do vice da Libertadores. No final daquele ano, entrou para a Seleção do Bem Paraná, com os melhores de Athletico, Coritiba e Paraná Clube no Campeonato Brasileiro — a seleção era formada por Tiago Cardoso (Athletico); Jancarlos (Athletico), Daniel Marques (Paraná), Paulo André (Athletico) e Marcão (Athletico); Beto (Paraná), Mário César (Paraná), Evandro (Athletico) e Ferreira (Athletico); Borges (Paraná) e Aloísio (Athletico).

Ficou no clube até 2007. Em seguida, rodou por Goiás, Palmeiras, Atlético-MG, Vitória, Estrela Vermelha (Sérvia), Estoril Praia (Portugal), Porto (Portugal) e Hull City (Inglaterra).

Em 2014, após se destacar pelo Estoril, Evandro foi comprado pelo Porto por 2,3 milhões de euros. Em 2017, o Hull City pagou 2,5 milhões de euros pelo jogador. Veio ao Santos em julho de 2019, após o fim do contrato com o clube inglês.

 

DESEMPENHO NA EUROPA

Clube

Jogos

Gols

Assistências

Estoril Praia

73

16

10

Porto

58

6

2

Estrela Vermelha

49

16

12

Hull City

46

5

4

 

SELEÇÃO
Evandro disputou 14 jogos e marcou quatro gols pelas seleções de base. Foi titular do Brasil no Mundial Sub-20 de 2005. A seleção terminou em terceiro lugar — perdeu por 2 a 1 para a Argentina de Messi e Aguero na semifinal.

DESEMPENHO NO SANTOS
No Santos, Evandro jogou como médio-centro no 4-3-3 de Sampaoli em 2019. Ou seja, defendia como volante e atacava como meia. Teve bom desempenho nessa função, com nota média 7,01 em 13 partidas, segundo o ranking WhoScored. Ele foi o segundo melhor do elenco nessa função, atrás apenas do uruguaio Carlos Sánchez, com 7,32. Ficou à frente de Jean Lucas (6,88), Alison (6,80) e Jean Mota (6,79). No Athletico, os jogadores dessa posição (médio-centro) tiveram as seguintes médias no Brasileiro 2019: Bruno Guimarães (7,13), Cittadini (6,78), Rossetto (6,63), Erick (6,62) e Lucho González (6,33).

Mesmo com o bom desempenho em 2019, Evandro foi pouco utilizado em 2020. Com a saída de Sampaoli e a chegada de Jesualdo Ferreira, o jogador perdeu espaço. Só entrou em campo em cinco partidas (duas pela Libertadores e três pelo Paulistão).