Valquir Aureliano – O Athletico da Copa do Brasil 2019

Athletico Paranaense e Internacional começam a decidir o título da Copa do Brasil de 2019 nesta quarta-feira (dia 11). A partida de ida da final será às 21h30, na Arena da Baixada. O jogo de volta está marcado para 18 de setembro (quarta-feira) no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

O clube paranaense nunca conquistou o título da Copa do Brasil. Chegou à final de 2013, mas perdeu para o Flamengo. Em outras competições oficiais, porém, o Athletico soma 30 títulos: um Brasileirão, uma Copa Sul-Americana, uma ex-Copa Suruga (J.League YBC Levain Cup/Conmebol Sudamericana Championship), uma Seletiva da Libertadores, uma Série B do Brasileiro e 25 estaduais.

Já o Internacional soma 56 títulos desse porte: três Brasileiros, uma Copa do Brasil, um Mundial de Clubes, duas Libertadores, uma Copa Sul-Americana, duas Recopas Sul-Americanas, uma Copa Suruga e 45 estaduais. O clube, porém, vive um jejum de títulos nacionais. A última conquista desse tipo foi a Copa do Brasil de 1992. “É uma competição muito importante. Estamos há muito tempo sem títulos nacionais. Copa do Brasil são 27, Brasileiro são 40 anos. Para nós, a chance de disputar este título é muito importante”, disse o vice de futebol do Inter, Roberto Melo, para o Uol. Nesse período do jejum, conquistou os sete títulos internacionais do seu currículo.

RETROSPECTO
Em toda história, Athletico e Internacional já se enfrentaram 57 vezes. Pela Copa do Brasil, o único confronto ocorreu nas quartas de final de 2013. O time paranaense arrancou um empate em 1 a 1 em Novo Hamburgo, com gol de falta do meia Paulo Baier. Na volta, na Vila Capanema, o empate em 0 a 0 garantiu a vaga para o Furacão, comandado pelo técnico Vagner Mancini, pelo critério do número de gols como visitante.

57 confrontos
18 vitórias do Athletico
18 empates
21 vitórias do Inter

FATOR CAMPO
Athletico e Inter vão disputar a 31ª edição da Copa do Brasil. Nas 30 finais anteriores, o time que teve o mando de campo do primeiro jogo da final ficou com o título em 17 ocasiões. A equipe que disputou a segunda partida em casa conquistou o troféu em 13 oportunidades.

Em 2019, o Athletico faz boa campanha como mandante. O Inter é um visitante perigoso, com 11 vitórias e quatro empates nos 25 jogos fora de casa na temporada

Athletico em casa em 2019*
12 vitórias
1 empate
3 derrotas
*Time principal

Inter fora de casa em 2019
11 vitórias
4 empates
10 derrotas

ATHLETICO x INTER
Athletico: Santos; Khellven (Madson), Robson Bambu (Lucas Halter), Léo Pereira (Lucas Halter) e Márcio Azevedo; Wellington e Bruno Guimarães; Nikão, Léo Cittadini e Rony; Marco Ruben. Técnico: Tiago Nunes
Inter: Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Uendel (Zeca); Rodrigo Lindoso, Edenilson, Patrick, D’Alessandro e Nico López; Paolo Guerrero. Técnico: Odair Hellmann
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Local: Arena da Baixada, quarta-feira às 21h30