Valquir Aureliano

O Athletico podia voltar a ser o líder do Brasileirão, mas desperdiçou. Neste domingo (27), o time cedeu o empate para Chapecoense em 2 a 2, ao levar um gol aos 49 minutos do segundo tempo. A partida era válida pela 7ª rodada da competição.

Com o resultado, o Athletico foi a 13 pontos no Brasileirão. O time, que havia perdido a liderança na última rodada, está agora a um ponto do Bragantino. O time paulista ainda duela contra o Atlético-GO em Goiânia, nesta segunda-feira.

ATUAÇÕES: Veja quem jogou bem e quem jogou no empate do Athletico com a Chapecoense

Nas quatro primeiras partidas no Brasileirão, o Athletico somou quatro vitórias. Depois, perdeu para o Bahia por 2 a 1, em salvador, na última quinta-feira (24). O time paranaense ainda tem um jogo atrasado, contra o Flamengo. A Chapecoense, por sua vez, ainda não venceu na competição.

TÉCNICO

Expulso na quinta-feira, diante do Bahia, o técnico António Oliveira não podia ficar na casamata. Que comandou na beira do campo foi o coordenador Paulo Autuori – que tinha um efeito suspensivo para poder estar ali – e o auxiliar Bruno Lazaroni.

Em 16 jogos sob o comando de António Oliveira, o Athletico somou 12 vitórias, duas derrotas e dois empates pelas competições que disputou (Estadual, Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileirão).

TABELA

O Athletico volta a campo nesta quarta-feira (30), quando enfrenta o Fluminense pela 8ª todada do Brasileirão. O jogo, marcado para volta Redonda (RJ), começa às 16 horas.

ESCALAÇÃO

O Athletico não podia contar com o lateral Marcinho e o volante Richard, expulsos diante do Bahia. Khellven entrou na lateral e Leo Cittadini, no meio de campo. Por outro lado, o atacante Matheus Babi voltou à equipe, após cumprir suspensão por cartões amarelos. O Athletico repetiu o esquema dos três últimos jogos: atacava num 3-4-3 e defendia num 5-4-1.

PRIMEIRO TEMPO

Em casa, o Athletico tentou se impor, com toques curtos, aproximação dos jogadores e cruzamentos. Mas estava em ritmo lento. A Chapecoense fechou bem a marcação e impedia as ações, principalmente no entorno da área. Os cruzamentos, em sua maioria vindos do lateral Abner, não foram aproveitados. Para piorar, o time catarinense marcou um gol despretensioso aos 26 minutos: Fernandinho chutou de longe, a bola desviou na defesa e parecia que cairia tranquila no colo do goleiro Santos, mas o zagueiro Ignacio chegou antes a ela e tocou para dentro. O Furacão reclamou que houve falta no goleiro, mas o árbitro nem deu ouvidos. Fiel a seu estilo de finalizar pouco, mas com precisão, o time da casa empatou em seu quarto chute a gol na partida, com Khellven, aos 38 minutos. Fora isso, não produziu muito na primeira etapa.

SEGUNDO TEMPO

O Athletico voltou sem mudança para a etapa final e conseguiu encaixar melhor os cruzamentos, a ponto de criar algumas chances de perigo. E conseguiu virar a partida após uma jogada aérea. Terans cobrou escanteio e Thiago Heleno cabeceou para dentro, aos 15 minutos.

Depois do gol, o Athletico tirou a velocidade da partida. Aos 29 minutos, houve a primeira mudança na equipe: saiu Christian, entrou Erik. Aos 33, Terans deu lugar a Jadson. As mudanças não alteraram a forma de jogar. Aos 39, entraram Carlos Eduardo e Renato Kayzer nas vagas de Vitinho e Matheus Babi. Com o jogo sob controle, o time paranaense tentou segurar a vitória até o fim. Mas a defesa falhou e, aos 49 minutos, Geuvânio (ex-Athletico) chutou cruzado e empatou a partida.

ESTATÍSTICAS

Ao fim do jogo, o Athletico somou 15 finalizações (5 certas), 61% de posse de bola, 85% de passes certos e 6 escanteios. A chapecoense obteve 10 finalizações (5 certas), 39% de posse de bola, 73% de passes certos e 5 escanteios. Os números são do site Sofascore.

ATHLETICO 2 x 2 CHAPECOENSE

Athletico: Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo; Khellven, Léo Cittadini, Christian (Erick) e Abner; Terans (Jadson), Matheus Babi (Renato Kayzer) e Vitinho (Carlos Eduardo). Técnico: Paulo Autuori (interino)
Chapecoense: João Paulo; Ignácio, Felipe Santana e Derlan; Matheus Ribeiro, Lima, Ravanelli e Mancha (Felipe); Mike, Anselmo Ramon e Fernandinho. Técnico: Jair Ventura
Gols: Ignácio (26-2º), Khellven (37-1º), Thiago Heleno (15-2º), Geuvânio (49-2º)
Cartões amarelos: Lima, Zé Ivaldo
Árbitro: Vinicius Gomes do Amaral (RS)
Local: Arena da Baixada, domingo

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO                  

3 – Vitinho recebe de Abner, gira em cima de um marcador e finaliza de fora da área. A bola sai rente à trave esquerda

12 – Terans bate escanteio para a pequena área. Matheus Babi divide por cima com Ignacio. A bola sobe, cai e o goleiro pega

14 – Mancha cruza da esquerda. A bola assusta e vai por cima do gol

17 – Derlan bate de longe. Santos pega sem dificuldade

26 – Gol da Chapecoense. Fernandinho bate a gol, de longe. Christian trava o chute. A bola desvia, sobe e vai em direção a Santos, que fica esperando a bola na pequena área. Ignacio chega antes e cabeceia para dentro

33 – Abner tabela com Christian, recebe e cruza. A bola assusta e sai rente à trave

34 – Terans recupera a bola no entorno da área e bate a gol. João Paulo pega

37 – Gol do Athletico. Pedro Henrique lança. Khellven entra na área, dribla Derlan e bate a gol. A bola desvia em Felipe Santana e entra

39 – Leo Cittadini corta para o meio e bate de fora da área. O goleiro defende

40 – Vitinho domina no lado esquerdo e rola para Terans. Ele chuta mascado e a bola vai à direita do gol

SEGUNDO TEMPO

3 – Pedro Henrique ergue a bola à área. Matheus Babi cabeceia. O goleiro pega

3 – Lima cruza para a área. Felipe Santana cabeceia para fora

5 – Pedro Henrique perde a bola no meio. Fernandinho avança, entra na área e chuta por cima

7 – Terans vai à linha de fundo e cruza. Matheus Babi sobe e cabeceia. A bola sai rente à trave direita

10 – Terans cobra falta para a área. Thiago Heleno cabeceia com perigo, mas para fora

12 – Vitinho avança pela esquerda e cruza rasteiro. O goleiro corta. Terans finaliza no travessão. A bola cai com Christian, que chuta para fora

15 – Gol do Athletico. Terans cobra escanteio para a área. Thiago Heleno cabeceia no canto esquerdo do goleiro

28 – Khellven ganha de Derlan e cruza. Matheus Babi cabeceia com perigo, mas manda para fora

29 – Fernandinho passa por Pedro Henrique e bate cruzado. Santos pega

32 – Perotti escora pelo alto e Felipe cabeceia. Santo faz grande defesa. O árbitro anula o lance, marcando impedimento de Perotti

36 – Felipe dribla Erik e bate de fora da área. A bola vai por cima

37 – Ravanelli bate de longe, para surpreender o goleiro Santos. A bola vai por cima

47 – Ravanelli arrisca de fora da área. Santos defende no canto direito

49 – Gol da Chapecoense. Kaio Nunes passa por Erick e cruza da direita. Geuvânio aproveita falha de Khellven, domina e bate cruzado