Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak – Athletico na Sul-Americana: boas lembranças

O Athletico Paranaense vai conhecer nesta sexta-feira (dia 9) os adversários na Copa Sul-Americana 2021. O sorteio da fase de grupos da competição será às 13h (horário de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

O sorteio será transmitido no Facebook da Conmebol Sul-Americana.

FORMATO
A Sul-Americana de 2021 terá novo formato. Serão 32 equipes divididas em oito grupos, com quatro equipes cada. Só o líder de cada chave passa de fase, garantindo vaga nas oitavas de final. Também entram nas oitavas os terceiros colocados de cada grupo da Copa Libertadores 2021.

DATAS
A fase de grupos da Sul-Americana será disputada entre os dias 20 de abril e 27 de maio. Cada equipe fará seis jogos, enfrentando os outros times do mesmo grupo, em partidas de ida e volta.

CABEÇA DE CHAVE
No sorteio, o Furacão será um dos oito cabeças de chave e ficará no “Pote 1”, assim como Independiente-ARG, Lanús-ARG, Corinthians, Emelec-EQU, Jorge Wilstermann-BOL, Rosario Central-ARG e Newell’s Old Boys-ARG. Os cabeças de chave foram definidos com base no ranking da Conmebol, que tem o Athletico em 23º lugar. Clique aqui para ver na íntegra, no site da entidade.

Times do mesmo país não poderão compor o mesmo grupo, exceto aqueles provenientes da terceira fase da Libertadores. Estas equipes estarão no “Pote 4”. Os clubes, que ainda estão indefinidos, sairão dos seguintes confrontos: Atlético Nacional x Libertad; Grêmio x Independiente del Valle; Junior Barranquilla x Bolívar; Santos x San Lorenzo.

ESTREIA
Se o calendário for mantido, a estreia athleticana será entre 20 e 22 de abril, fora de casa, contra a equipe sorteada do “Pote 3”. A sequência rubro-negra será: Pote 3 x Athletico; Athletico x Pote 4; Pote 2 x Athletico; Pote 4 x Athletico; Athletico x Pote 2; Athletico x Pote 3.

PRELIMINARES
Da fase preliminar da Copa Sul-Americana, já garantiram vaga na fase de grupos: Sport Huancayo (Peru), Arágua (Venezuela), Guabirá (Bolívia), Huachipato (Chile), Tolima (Colômbia) e 12 de Octubre (Paraguai). Outros oito confrontos ainda serão concluídos nos próximos dias.