Divulgação/Athletico.com.br/Gustavo Oliveira – Bryan García

O Athletico Paranaense anunciou nesse sábado (dia 22) a contratação do volante Bryan García, 20 anos, que foi campeão da Copa Libertadores Sub-20 de 2020, com o Independiente del Valle, do Equador, derrotando o River Plate, da Argentina, na grande decisão.

O clube informou que Bryan assinou contrato de quatro anos, mas não divulgou valores. Nos bastidores, a informação é que o Athletico pagou US$ 1,5 milhão por 70% dos direitos econômicos do jogador.

O jogador vai fazer parte do elenco principal, que só estreia na temporada em 23 de fereveiro, pela Recopa Sul-Americana, contra o Palmeiras.

Bryan Garcia, 20 anos, foi revelado na base do Ciudadelas, do Equador. Chegou ao Independiente del Valle em 2019, ainda com idade de juniores. Desde que subiu ao profissional, o jogador soma 57 jogos, três gols e duas assistências. Foi bicampeão nacional. Apesar de novato, já conta com experiência internacional, com oito partidas pela Libertadores e duas pela Copa Sul-Americana.

Será a primeira vez que o equatoriano vai jogar fora do seu país. “Esta é a minha primeira experiência em sair para um clube fora do meu país. E fico feliz que seja em um clube tão grande como o Athletico Paranaense”, disse Bryan García, para o site oficial do Athletico. “O clube possui ótimas instalações. Estou muito feliz em estar aqui. Chego para ser mais um a contribuir com a equipe. E quem sabe possa conquistar títulos e coisas muito grandes para o clube e para a minha carreira aqui”, afirmou.

“Vi várias partidas do Athletico Paranaense na última Sul-Americana. É um time muito interessante. Gostei bastante do estilo de jogo da equipe”, comentou. “O futebol brasileiro é bonito. Conta com bons jogadores. Espero que em breve eu possa ser visto como um deles. Quero fazer o melhor de mim aqui para isso”, declarou.

A especialidade de Garcia é jogar como segundo volante, mas também já atuou como primeiro volante, meia ofensivo e ponta-esquerda. “Meu forte são as bolas em diagonal. Buscar os espaços vazios do campo”, disse. “Gosto de dar passes fortes, em profundidade. E busco trabalhar tanto com a perna esquerda quanto com a direita”, explicou.

BRYAN GARCÍA
Posição: Volante
Nome completo: Bryan Jahir García Realpe
Data de nascimento: 18 de janeiro de 2001 (21 anos)
Cidade em que nasceu: Rio Verde (Equador)
Altura: 1,75
Dominância: Destro

Clubes como profissional:
2022: Athletico Paranaense
2021: Independiente del Valle
2020: Independiente del Valle
2020: Independiente Juniors
2019: Independiente del Valle

REFORÇOS
Além do equatoriano, o Athletico já contratou os volantes Pablo Siles (ex-Vitória), Matheus Fernandes (ex-Palmeiras e Barcelon) e Hugo Moura (do Flamengo) e o zagueiro Matheus Felipe (ex-CSA). Os próximos nomes podem ser o ponta Cuello (ex-Red Bull Bragantino) e o centroavante Pablo (São Paulo).