Valquir Aureliano – Eduardo Barros: “Pretendemos conquistar o maior números de pontos até o final do torneio”

O Athletico recebe o Botafogo neste domingo (17), às 18 horas, na Arena da Baixada, pela 33ª rodada do Brasileirão. O time paranaense coloca em campo a defesa da 3ª maior série invicta da competição. São sete partidas seguidas sem derrotas.

No Brasileirão, o Athletico não perde desde 13 de outubro, quando foi derrotado pelo Flamengo por 2 a 0, na Arena da Baixada. Desde então, soma vitórias sobre Goiás, Fluminense, CSA e São Paulo e empates com Palmeiras, Internacional e Cruzeiro. No atual momento da competição, apenas dois times têm séries invictas maiores. Um deles é o Palmeiras, invicto há oito partidas. Outro é o Flamengo, que não perde há 21 rodadas e lidera o Brasileirão com folga.

A série invicta sobreviveu inclusive a uma troca de treinadores. Há 10 dias, Tiago Nunes foi demitido após se envolver em uma negociação para assumir o Corinthians em 2020. Seu substituto é Eduardo Barros, funcionário do clube, que comandou a equipe nas duas últimas rodadas – empate com o Cruzeiro (1 a 1, na Arena) e vitória sobre o São Paulo (1 a 0, no Morumbi). “Estamos dando sequência a isso. Pretendemos conquistar o maior números de pontos até o final do torneio”, falou ele.

Para este domingo, Barros não poderá contar com o goleiro Santos, convocado para a seleção brasileira, nem com Lucas Halter, Jonathan, Adriano, Bruno Guimarães e Léo Cittadini, todos machucados. Por outro lado, o zagueiro Léo Pereira e o atacante Marco Ruben voltam. A dúvida é quando ao meia-atacante Rony. Ele pode ser poupado; nesse caso, Thonny Anderson entraria na equipe.

O Athletico aparece em 6º lugar na tabela do Brasileirão, com 50 pontos. Como já foi campeão da Copa do Brasil, está classificado para a Copa Libertadores de 2020. O Botafogo, por sua vez, joga para evitar o rebaixamento; está em 14º, com 36 pontos, apenas dois pontos a mais que o Fluminense, o primeiro time da zona de degola.

 

ATHLETICO x BOTAFOGO
Athletico: Leo; Khellven, Thiago Heleno, Leo Pereira e Márcio Azevedo; Wellington e Camacho; Nikão, Marcelo Cirino e Rony (Thonny Anderson); Marco Ruben. Técnico: Eduardo Barros
Botafogo: Diego Cavalieri; Rickson, Gabriel, Joel Carli e Lucas Barros; Leo Valencia, Cícero, João Paulo, Luiz Fernando e Alex Santana; Igor Cássio. Técnico: Alberto Valentim.
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Local: Arena da Baixada, domingo, às 18 horas