Análise

Athletico e Coritiba estão entre os clubes com menos pênaltis no Brasileirão

O goleiro Wilson, do Coritiba, cobra pênalti
O goleiro Wilson, do Coritiba, cobra pênalti (Foto: Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak)

Athletico Paranaense e Coritiba estão entre os clubes que menos tiveram pênaltis a favor na história recente do Campeonato Brasileiro. O Espião Estatístico fez um estudo com dados das edições de 2013 a 2019. No ranking com os 22 clubes que mais atuaram na Série A, o Furacão aparece em 20º lugar em pênaltis a favor, com média de uma penalidade a cada 9,2 jogos. O Coritiba está em 17º, com um pênalti a cada 8,6 partidas.

Os clubes com maiores médias de pênaltis a favor são Vasco, Vitória, Atlético-MG, São Paulo e Ponte Preta.

Fonte: Espião Estatístico

O Paraná Clube não aparece nesse ranking principal. “Para evitar distorções, restringimos o ranking a quem disputou pelo menos de 40% das rodadas realizadas no período”, justificou o Espião Estatístico. Entre 2013 e 2019, o time da Vila Capanema só disputou uma edição do Brasileirão (foi em 2018) e só teve um pênalti marcado nas 38 rodadas daquele ano.

Outro dado interessante desse estudo é o fator campo. Dos 701 pênaltis marcados de 2013 a 2019, foram 435 a favor dos mandantes (62%) e 266 para os visitantes (38%).

Para muitos torcedores, essa estatística será o indício que a arbitragem no Brasil tem comportamento ‘caseiro’. No entanto, as estatísticas de desempenho mostram que os mandantes possuem maior volume de jogo, com mais dribles, finalizações e posse de bola na área adversária.