Desempenho

Athletico é o quinto colocado no ranking da CBF e Coritiba, o 25º

Athletico campeão da Copa do Brasil: pontos para o ranking
Athletico campeão da Copa do Brasil: pontos para o ranking (Foto: Arquivo Bem Paraná/Paulo Lisboa)

A CBF divulgou nessa segunda-feira (dia 1º) a versão atualizada do Ranking Nacional de Clubes. O Athletico Paranaense é o 5º melhor do país. Clique aqui para ver o ranking, na íntegra

O Coritiba aparece na 25ª posição e o Paraná Clube, na 29ª. 

No ranking de estados, segue em quinto lugar, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Clique aqui para ver na íntegra.

O Ranking Nacional de Clubes estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho (cinco últimos anos) das equipes nas competições nacionais e internacionais. Clique aqui para ver os critérios.

O Flamengo é o novo líder do Ranking Nacional de Clubes da CBF. Na atualização anual feita pela entidade, o rubro-negro carioca aparece na primeira posição, com 16.678 pontos, tomando o lugar que era do Palmeiras no ano passado. O Alviverde vem na sequência, em segundo lugar, com 16.110 pontos. Campeão do Brasileirão pelo segundo ano consecutivo, o Flamengo tomou a frente do ranking contra o Palmeiras, que, mesmo em caso de título da Copa do Brasil, não somará os pontos para ultrapassar o Rubro-negro.

No ranking, não consta a pontuação adicional aplicada para o campeão da Copa do Brasil, já que a competição ainda não se encerrou. Assim que forem definidos campeão e vice, será publicada uma versão atualizada do ranking com as pontuações definitivas. As posições dos clubes e de suas respectivas federações não sofrerão alterações por conta dos pontos atribuídos.

Entre os times que mais subiram, está o Internacional, que fez uma grande campanha no Brasileirão Assaí em 2020. Vice-campeão brasileiro, o Colorado saltou da nona para a quarta posição, que ocupa com 13.310 pontos. Antigo quarto colocado, o Cruzeiro despencou para a 10ª posição após passar o ano disputando a Série B do Campeonato Brasileiro e não conquistar o acesso. Outro time que cresceu significativamente foi o Ceará, campeão da Copa do Nordeste. O Vozão estava em 19º em 2020 e passou para a 14ª colocação.