Franklin de Freitas – Nikão: principal cobrador de faltas e escanteios do Athletico no Brasileirão 2020

O Athletico Paranaense é o time que menos marcou gols originados em faltas e escanteios no Campeonato Brasileiro 2020. Foram apenas dois dessa maneira nas 32 partidas disputadas até agora. No total, foram 158 gols com essas origem na edição 2020, com média de 8 por equipe. Os dados são do WhoScored.

Os times mais eficientes nessa jogada são o São Paulo (13 gols), o Fluminense (13) e o Internacional (12). A equipe gaúcha lidera a competição. O Tricolor Paulista luta pelo título e o Flu ainda sonha com vaga na Libertadores.

COADJUVANTES
As únicas cobranças que resultaram em gols no Athletico foram de jogadores que pouco atuaram nessa edição. Um deles foi um escanteio batido pelo meia Ravanelli para finalização do zagueiro Thiago Heleno, na vitória por 1 a 0 sobre o Santos. Outro foi uma cobrança de falta do lateral/volante Léo Gomes para cabeceio do centroavante Renato Kayzer, na derrota por 3 a 1 contra o Flamengo.

Léo Gomes, 23 anos, foi emprestado pelo clube para o América-MG em novembro. E Ravanelli não tem sido chamado pelo técnico Paulo Autuori – sua última atuação foi em 12 de dezembro, quando ficou 12 minutos em campo.

COBRADORES
O Athletico é o 4º time que mais erra cruzamentos de escanteios, com 2,7 errados por jogo. E também é o 4º que mais erra passes, cruzamentos e lançamentos em cobranças de faltas (1,6 por jogo). Apenas 1,4 escanteio ou falta do Athletico termina em finalização por jogo.

Os jogadores que mais cobraram escanteios do Athletico no Brasileirão são o meia Nikão (40), o lateral-esquerdo Abner (35) e o volante Christian (23). Entre os três, quem tem a melhor precisão nesse tipo de jogada é Nikão, com 45%, seguido por Abner (43%) e Christian (30%).

A BOLA PARADA
Gols de falta e escanteios no Brasileirão 2020
1º São Paulo 13
1º Fluminense 13
3º Inter 12

18º Coritiba 5
19º Sport 4
20º Athletico 2