Valquir Aureliano – Christian comemora o gol da vitória sobre o Rio Branco

O Athletico Paranaense venceu por 1 a 0 o Rio Branco, nessa quarta-feira (dia 4) à noite, na Arena da Baixada, pela penúltima (10ª) rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ampliou sua folga na liderança, agora com 22 pontos — quatro à frente do 2º colocado (o Coritiba). A equipe do Litoral está na 6ª colocação, com 14 pontos. Os oito primeiros avançam para as quartas de final.

Na última rodada, o Athletico pega o Coritiba, no Couto Pereira. O Furacão já estava classificado antes da partida dessa quarta-feira, mas busca vantagem prevista no regulamento. O mando de campo da segunda partida das quartas, das semifinais e da final fica com a equipe com melhor campanha na soma das fases anteriores. Além disso, as colocações da primeira fase definem os confrontos das quartas (1º contra 8º, 2º contra 7º, 3º contra 6º e 4º contra 5º).

Nessa quarta-feira, o Athletico decidiu usar os reservas do elenco principal – jogadores que não foram titulares contra o Peñarol, na terça-feira (dia 3), pela Libertadores. Antes, o clube usou o elenco de aspirantes em sete rodadas da competição.

Com o técnico Dorival Júnior, o time principal do Athletico soma agora três vitórias, um empate e uma derrota em jogos oficiais.

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o Athletico não fez uma boa partida, mas jogou o suficiente para vencer com facilidade. Criou seis chances claras, mas Pedrinho (três vezes), Lucho, Zé Ivaldo e Marquinhos Gabriel desperdiçaram com finalizações ruins. O Rio Branco mostrou boa organização e conseguiu equilibrar a disputa na maior parte do tempo. O gol da vitória só saiu mesmo aos 47 minutos do 2º tempo, após boa jogada de Mingotti e Jajá, com finalização de Christian.

ARBITRAGEM
O Athletico teve um gol anulado por impedimento pela arbitragem aos 26 do 2º tempo. Na jogada, Vitinho recebeu lançamento na área e rolou para Christian finalizar. A imagem da TV (DAZN) dá a impressão de mesma linha, ou seja, de gol legal.

REGULAMENTO
O regulamento proíbe que um atleta jogue com um intervalo menor de 66 horas, mas abre exceção quando há autorização da Diretoria de Competições da Federação Paranaense de Futebol e de um médico. O lateral-direito Jonathan, o meia Fernando Canesin e o ponta Marquinhos Gabriel entraram no segundo tempo contra o Peñarol e atuaram contra o Rio Branco com essa autorização especial.

ESCALAÇÃO
Dorival Júnior armou o time no 4-1-4-1, com Pedrinho como centroavante. Lucho González era o único volante. A linha de quatro do meio-campo tinha Marquinhos Gabriel e Vitinho como extremos, além de Christian e Fernando Canesin centralizados. O Rio Branco também usou o 4-1-4-1.

PRIMEIRO TEMPO
O Rio Branco mostrou um time organizado, com boa saída de bola e qualidade nos passes no meio-campo. O Athletico não conseguiu dominar o jogo no meio-campo, mas criou três chances para marcar. Marquinhos Gabriel, Pedrinho e Zé Ivaldo despediçaram com finalizações ruins. Na primeira etapa, o time de Paranaguá criou duas chances, ambas com cruzamentos para o centroavante Romão. A melhor delas foi aos 14 minutos, quando o goleiro Léo foi obrigado a fazer boa defesa.

SEGUNDO TEMPO
O jogo recomeçou no mesmo ritmo, com certo equilíbrio no meio-campo, mas com o Athletico com mais chances. Aos 8, Pedrinho perdeu mais uma chance de gol. Aos 12, saíram Jonathan e Canesin. Entraram o lateral Khellven e o o meia-atacante Jajá. Com isso, Marquinhos Gabriel passou a jogar centralizado, na linha de quatro do meio-campo. E Jajá ficou aberto na direita. O jogo seguiu com o mesmo cenário. Aos 24, saiu Pedrinho e entrou o centroavante Mingotti. O Athletico ficou mais ofensivo e seguiu pressionando. O Rio Branco recuou e levou sufoco. Aos 43, Lucho perdeu chance incrível, na pequena área. O gol veio aos 47, após boa tabela entre Mingotti e Jajá, e finalização de Christian.

ATHLETICO 1×0 RIO BRANCO
Athletico: Léo; Jonathan (Khellven), Zé Ivaldo, Lucas Halter e Abner Vinicius; Lucho González; Christian, Fernando Canesin (Jajá), Vitinho e Marquinhos Gabriel; Pedrinho (Mingotti). Técnico: Dorival Júnior
Rio Branco: Dalton; Lito, Salazar, Thuram e Higor; Kevin Arroyo; Douglas Santos (Pedro Botelho), Caio Wilker, Felipe Nunes (Felipe Santos) e Vinícius Balotelli; Romão (Bruno Andrade). Técnico: Tcheco
Gol: Christian (47-2º)
Cartões amarelos: Canesin, Zé Ivaldo (A). Arroyo (RB).
Árbitro: Rodolpho Toski Marques
Público: 5.840
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
14 – Cruzamento de Igor, pela esquerda. Romão entra livre e cabeceia no canto. Léo faz boa defesa.
19 – Vitinho cruza rasteiro. Livre na área, Christian erra o chute. A bola sobra para Pedrinho marcar o gol. A arbitragem anota impedimento e anula o gol.
26 – Falta na ponta-esquerda. Vitinho rola para o meio-campo. Lucho González chuta forte, ao lado.
31 – Lucho lança. Na área, Christian ajeita de cabeça e Marquinho Gabriel chuta para longe.
38 – Lito cruza da direita. Romão entra livre e cabeceia fraco. Léo segura.
41 – Canesin dribla Salazar na área e cruza rasteiro. Na cara do gol, Pedrinho chuta para fora e perde gol feito.
45 – Canesin cruza na medida. Na cara do gol, Zé Ivaldo cabeceia para fora.

Segundo tempo
3 – Christian chuta de fora da área. O goleiro segura no centro.
8 – Canesin avança até a meia-lua e rola para Pedrinho, livre na área. Ele chuta para fora.
13 – Contra-ataque. Jajá enfia. Pedrinho sai na cara do gol e chuta. O goleiro espalma no cantinho.
14 – Vitinho invade a área e chuta cruzado. A bola passa perto.
25 – Falta de média distância. Marquinhos Gabriel cobra no canto, com chute forte. O goleiro espalma.
26 – Lucas Halter lança. Vitinho recebe na área e rola para Christian marcar o gol. O árbitro anula, por impedimento. A imagem da TV (DAZN) deixa dúvidas. A impressão é de mesma linha.
43 – Marquinhos Gabriel cruza rasteiro. Livre na pequena área, Lucho chuta para fora e perde gol feito.
46 – Gol do Athletico. Jajá tabela com Mingotti e chuta. O goleiro espalma. A bola sobra para Christian cutucar para o gol vazio.

Se você gosta de esporte, nos programas da Sky TV você confere o melhor do mundo dos esportes.