Divulgação/Athletico.com.br/Gustavo Oliveira – Mingotti chuta para marcar o gol

O Athletico Paranaense venceu por 1 a 0 o Toledo, nesse sábado (dia 15), no estádio 14 de Dezembro, em Toledo, pela 11ª (e última) rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital terminou na 3ª colocação, com 16 pontos. O Toledo ficou em 11º (e penúltimo) lugar, com 8 pontos.

Os oito primeiros colocados estão classificados para as quartas de final. O Athletico precisava da vitória para garantir a classificação e não depender de outros resultados. E conseguiu a vaga com o gol do centroavante Vinicius Mingotti, com assistência do volante Kawan.

O Toledo acabou rebaixado à segunda divisão estadual. 

ARTILHEIRO
Mingotti marcou um gol na partida e agora soma 2 em 19 jogos na carreira profissional. Na temporada 2021, ele soma 2 gols em 9 jogos. O artilheiro do Athletico na temporada é o ponta Vitinho, com 3 gols em 6 jogos.

TIME MISTO
A comissão técnica do Athletico decidiu usar um time misto nesse sábado, escalando seis reservas do grupo principal (Marcinho, Aguilar, Zé Ivaldo, Nicolas, Alvarado e Matheus Babi) e cinco aspirantes.

ESQUEMA TÁTICO
O esquema 4-2-3-1, usado desde o início de 2021, foi abandonado dessa vez. O time usou o 4-4-2, com os quatro do meio-campo em linha: Jajá (esquerda), Yago (direita), Alvarado (centro) e Kawan (centro). Mingotti e Matheus Babi eram os centroavantes.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve o Athletico mais ofensivo e tentando levar o jogo para dentro da área, para aproveitar a dupla de centroavantes (Babi e Mingotti). Os laterais e pontas até conseguiram lances com algum perigo, mas o Athletico não criou chances reais. O melhor momento foi um chute de longa distância de Marcinho, defendido pelo goleiro. Foi um primeiro tempo marcado por erros em todos os setores. O Toledo ficou recuado e esperou espaços para contra-atacar. O time do Interior levou algum perigo em dois momentos, mas sem incomodar o goleiro adversário.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com gol. Aos 3, Kawan enfiou e Mingotti, livre na área, tocou na saída do goleiro. Aos 24, as primeiras trocas no Athletico, com as saídas de Mingotti e Yago para as entradas dos pontas Elias Carioca e Jaderson. Aos 29, o lateral Nicolas saiu lesionado. Entrou o ponta Reinaldo. Com isso, Jaderson virou lateral. Aos 30, o Athletico quase ampliou, mas Reinaldo chutou no travessão. Aos 39, o time da capital decidiu fortalecer a defesa, tirando o volante Kawan e o atacante Jajá para colocar o zagueiro João Vialle e o volante Geovane. Aos 47, o zagueiro João Neto, do Toledo, chutou de fora da área e acertou o travessão. O time do Interior pediu um pênalti em lance aos 48. O Athletico pediu pênalti em Babi aos 46.

TOLEDO 0x1 ATHLETICO
Toledo: João Lazzari; Gabriel Proença, João Neto, Diogo Rangel e Vavá (Athirson); Eduardinho (Lucas Coutinho), Davi Ferrari (Gabryel Correia) e Pedrinho (Bruninho); Matheus Motta, Deivid (Paulo Careca) e Leo Porto. Técnico: Zé Maria
Athletico: Anderson; Marcinho, Felipe Aguilar, Zé Ivaldo e Nicolas (Reinaldo); Alvarado, Kawan (João Vialle), Jajá (Geovane) e Yago (Jaderson); Matheus Babi e Vinícius Mingotti (Elias Carioca). Técnico: Bruno Lazaroni
Gol: Mingotti (3-2º)
Cartões amarelos: Eduardinho, Paulo Careca (T). Nicolas (A).
Árbitro: Luiz Alexandre Fernandes
Local: Estádio Municipal 14 de Dezembro, em Toledo

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Marcinho chuta de longe e o goleiro espalma no alto.
18 – Lançamento. Jajá recebe na esquerda, invade a área e chuta cruzado. A bola passa perto.
27 – Aguilar pega rebote na ponta e cruza. A zaga fura e Matheus Babi quase marca, chutando sobre o gol.
38 – Marcinho bate escanteio. Matheus Babi cabeceia para fora.
43 – Nicolas cruza. A bola atravessa a área e sobra na direita para Yago, que chuta cruzado. A bola vai para fora.

Segundo tempo
3 – Gol do Athletico. Após pressão na área, Kawan enfia para Mingotti, que sai na cara do gol e tá um toquinho no canto.
9 – Lançamento para Babi, na área. Ele chuta e a zaga bloqueia.
30 – Reinaldo dispara, sai na cara do gol e chuta na trave.
38 – Matheus Babi chuta de longe. O goleiro espalma no alto.
39 – Depois de escanteio, Zé Ivaldo chuta da meia-lua. O goleiro espalma.
44 – O Toledo pede pênalti por toque de mão.
46 – O Athletico pede pênalti em Babi.
47 – João Neto chuta de fora da área. A bola explode no travessão.
48 – João Neto cai na área e pede pênalti.