Fr – Athletico 0x0 Paraná

Athletico Paranaense e Paraná Clube empataram em 0 a 0, nessa quarta-feira (dia 16), na Arena da Baixada, na partida de volta das quartas de final do Campeonato Paranaense — o Troféu Covidão 2021. No jogo de ida, o time rubro-negro venceu por 2 a 0 e ficava com a vaga na semifinal até mesmo com uma derrota por um gol. O time da Vila Capanema precisava ganhar por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Para avançar direto, precisaria de um placar por três ou mais gols de diferença no tempo normal.

Agora, nas semifinais, o Athletico vai enfrentar o FC Cascavel, em jogos de ida e volta. As datas ainda não foram definidas. A segunda partida será em Cascavel, que teve a melhor campanha na soma das fases anteriores.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES do Athletico — notas para os jogadores.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES do Paraná Clube — notas para os jogadores.

DESEMPENHO
Os reservas do Athletico tiveram uma atuação burocrática, com pouco ímpeto ofensivo e muitos erros. Além de pouca criatividade bom a bola, o time apresentou certa fragilidade defensiva. O Paraná teve desempenho irregular na partida. Foi bem em vários momentos, principalmente quando Gabriel Pires encontrou espaço para criar, mas apresentou problemas nas finalizações e no sistema defensivo. No geral, foram 9 boas jogadas ofensivas do Furacão e 6 do Tricolor nos 90 minutos. As chances mais claras foram para o mandante, que acertou uma bola na trave (com Aguilar) e teve um pênalti claro não marcado (de Kriguer e Cittadini).

SÉRIE INVICTA
O elenco principal do Athletico, comandado pelo português António Oliveira, chegou a 11 partidas seguidas sem perder (9 vitórias e 2 empates) e 9 jogos consecutivos sem sofrer gols. Como mandante, a série invicta é maior e começou na temporada 2020. A equipe principal não perde em casa desde 12 de dezembro de 2020 — 1 a 0 para o Atlético-MG, pela 25ª rodada do Brasileirão.

JEJUNS
O Paraná não vence há 7 partidas (4 derrotas e 3 empates) e só marcou um gol nesse período.

O Athletico não perde para o Paraná Clube desde março de 2017. Depois daquele confronto, foram mais 10 jogos entre os dois times, com 5 empates e 5 vitórias do Furacão.

OS ÚLTIMOS CONFRONTOS
Entre Paraná Clube e Athletico
Paraná 1×0 Athletico — Paranaense 2017
Athletico 1×0 Paraná — Paranaense 2017
Paraná 0x0 Athletico — Paranaense 2017
Paraná 0x3 Athletico — Paranaense 2018
Paraná 0x0 Athletico — Brasileirão 2018
Athletico 3×0 Paraná — Brasileirão 2018
Paraná 1×1 Athletico — Paranaense 2019
Athletico 1×1 Paraná — Paranaense 2020
Paraná 0x1 Athletico — Paranaense 2021
Paraná 0x2 Athletico — Paranaense 2021
Athletico 0x0 Paraná — Paranaense 2021

RIVALIDADE
Jogos por competições entre Paraná x Athletico
102 jogos
27 vitórias do Paraná
33 empates
42 vitórias do Athletico
99 gols do Paraná
135 gols do Athletico
Fonte: Historicoprc.com.br

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
As baixas no Athletico eram Nikão, Erick, Lucas Halter e Kawan, lesionados. David Terans chegou após o prazo de inscrição do Paranaense. António Oliveira escalou apenas reservas, já que as prioridades do clube são Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Ele usou o esquema tático 4-2-3-1, com Alvarado e Cittadini como volantes. A linha de três tinha Jadson (centro), Canesin (esquerda) e Carlos Eduardo (direita).

ESCALAÇÃO DO PARANÁ
O técnico Maurilio não contava com Jonathan Costa, Pedro Costa, Meneses, Reis e Adriano, que chegaram após o prazo de inscrições do Paranaense. Juninho, Thiago Alves e Maxi Rodríguez deixaram o clube nos últimos dias. O treinador manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Gustavinho como centroavante. A linha de três tinha Gustavo França (direita), Gabriel Pires (centro) e Lucas Sene (esquerda).

PRIMEIRO TEMPO
Os reservas do Athletico tentaram ter o controle do jogo e jogar avançado desde o início, mas não conseguiram logo de cara. O Paraná aproveitou erros seguidos do adversário nos 15 minutos iniciais para contra-atacar e equilibrar o confronto. Aos 10, após falha na saída de bola do Furacão, o Tricolor teve chance clara, em passe de Gabriel Pires para Lucas Sene, livre na área. Ele chutou quase no centro e Bento defendeu. O time da Arena foi melhorando aos poucos e, a partir dos 20, começou a controlar a partida. Aos 21, Jadson cobrou escanteio e Aguilar acertou o travessão. Kayzer perdeu duas boas chances, uma aos 25, quando chutou mal, da meia-lua, e outra aos 30, quando ficou livre na cara do gol e cabeceou torto.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou equilibrado. As primeiras substituições do jogo vieram aos 12, quando o Paraná colocou o zagueiro Pettenon, o volante Kriguer e o centroavante Ruan. Aos 14, Márcio Azevedo entrou no Athletico. Aos 17, o Athletico reclamou de pênalti de Kriguer em Cittadini. A imagem da TV dá a impressão que houve penalidade. O árbitro mandou seguir o lance. Aos 24, Gabriel Pires criou outra boa chance para o Paraná — Gustavo França chutou perto. O Tricolor cresceu e começou a criar boas jogadas ofensivas.

SUBSTITUIÇÕES NO FIM
Aos 25, entrou Guilherme Lacerda no time da Vila Capanema. Aos 28, o Athletico fez quatro substituições, com as entradas de Christian e Luan Patrick (os dois ficaram como volantes), do centroavante Mingotti e do ponta Vitinho. Aos 32, Maurilio tirou o volante Lucas Abreu e colocou o centroavante Pedro.

ATHLETICO 0x0 PARANÁ
Athletico: Bento; Khellven, Felipe Aguilar, Zé Ivaldo e Nicolas (Márcio Azevedo); Alvarado (Luan Patrick) e Cittadini; Carlos Eduardo (Vitinho), Jadson (Christian) e Canesin (Mingotti); Renato Kayzer. Técnico: António Oliveira
Paraná: Bruno Grassi; Paranhos, Micael (Pettenon), Hurtado (Guilherme Lacerda) e Bryan; Moisés Gaúcho (Kriguer) e Lucas Abreu (Pedro); Gustavo França, Gabriel Pires e Lucas Sene; Gustavinho (Ruan). Técnico: Maurilio
Cartões amarelos: Kayzer (A). Bryan (P)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
10 – Gabriel Pires rola para Lucas Sene, livre na área. Ele chuta e Bento defende.
21 – Jadson cobra escanteio. Aguilar sobe e cabeceia no travessão.
24 – Bryan cruza. Gustavinho cabeceia fraco. Bento segura.
25 – Cittadini tenta passe em profundidade. Micael corta mal. A bola sobra na meia-lua para Kayzer, que chuta quase no centro. Bruno Grassi espalma.
27 – Falta perto da área. Jadson tenta o ângulo. A bola passa perto.
30 – Carlos Eduardo cruza na medida. Livre, Kayzer cabeceia mal, para fora.
47 – Falta de média distância. Kayzer chuta forte, rasteiro. A bola passa perto, ao lado.

Segundo tempo
3 – Jadson bate escanteio. Zé Ivaldo cabeceia ao lado.
9 – Gabriel Pires faz boa jogada e rola para Lucas Sene, que chuta de fora da área. Bento segura no centro.
17 – Cittadini recebe na área e é derrubado por Kriguer. O árbitro não marca pênalti.
23 – Alvarado chuta de longe. Bruno Grassi defende no ângulo.
24 – Gabriel Pires toca para Gustavo França, na área. Ele finta o marcador e chuta perto, ao lado.
33 – Lucas Sene toca para Gustavo França, na área. Ele chuta cruzado. Bento espalma.
34 – Escanteio. Gabriel Pires cruza. Pedro cabeceia. Bento defende.
41 – Khellven cruza rasteiro, com perigo. Bruno Grassi se atira e salva.