Valquir Aureliano – Nikão chuta para marcar o primeiro gol do Athletico na partida

O Athletico Paranaense venceu por 5 a 1 o Cascavel CR, nesse sábado (dia 22) à tarde, na Arena da Baixada, pela 8ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 3º lugar, com 16 pontos. A equipe do Interior está na 9ª colocação, com 7 pontos. Ao final das 11 rodadas da primeira fase, os oito melhores avançam para as quartas de final.

Essa foi a segunda vez que o Athletico usou o time principal no Campeonato Paranaense – a primeira foi no empate em 1 a 1 com o Paraná Clube. Nas demais rodadas, usou apenas o elenco de aspirantes, do técnico Eduardo Barros.

Contando amistosos e jogos oficiais, o time principal de Dorival Júnior entrou em campo cinco vezes em 2020: uma vitória, dois empates e duas derrotas. As derrotas foram para Flamengo e Boca Juniors. O outro empate foi contra o Racing, na Argentina.

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o Athletico foi bem ofensivamente no primeiro tempo, graças aos excelentes lançamentos dos zagueiros, à precisão de Nikão nos cruzamentos e a movimentação inteligente de Bissoli como centroavante. No aspecto defensivo, porém, o time decepcionou, com erros individuais e lentidão na transição defensiva. O Cascavel apresentou qualidade em alguns momentos do jogo, principalmente no ataque, mas teve sérias dificuldades na marcação. No segundo tempo, o Furacão melhorou na marcação e seguiu forte no setor ofensivo.

ESCALAÇÃO
As novidades no Athletico foram a estreia do goleiro Jandrei (ex-Genoa e Chapecoense) e a improvisação do lateral-esquerdo Adriano na direita. O goleiro Santos está lesionado. Ex-ttulares, o lateral-direito Khellven, o zagueiro Lucas Halter e o extremo Marquinhos Gabriel começaram no banco. Robson Bambu e Carlos Eduardo foram titulares.

O esquema tático era o 4-1-4-1, adotado desde o início de 2020 por Dorival. Wellington ficou como único volante. A linha de quatro tinha Cittadini e Erick centralizados, além de Nikão e Carlos Eduardo como extremos.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com gol. Já aos 4 minutos, Thiago Heleno acertou belo lançamento e colocou Nikão na cara do gol. Ele dominou dentro da área e chutou na saída do goleiro. O Cascavel começou totalmente recuado e levou sufoco, mas passou a encontrar espaços na ponta-esquerda, com Rone. E chegou ao gol por ali, aos 18 minutos. Rone recebeu nas costas de Adriano, driblou os dois zagueiros do Athletico e chutou no canto: 1 a 1. O Athletico fez 2 a 1 aos 21, em lançamento de Bambu e boa jogada de Carlos Eduardo para Bissoli finalizar. O time da capital passou a controlar o jogo e a criar chances com facilidade.

SEGUNDO TEMPO
O Athletico corrigiu as falhas defensivas e seguiu pressionando. Aos 18, Fernando cometeu falta para parar bom ataque de Cittadini, na meia-lua. Ele levou o segundo amarelo no jogo e acabou expulso. O Cascavel CR ficou com um jogador a menos. O Athletico ficou mais ofensivo, com a saída de Erick para a entrada de Marquinhos Gabriel. O terceiro gol veio aos 21, em cruzamento de Adriano e cabeceio de Bissoli. O quarto veio aos 30, em belo chute de Carlos Eduardo, de fora da área.

Aos 28 e aos 31, Dorival Júnior fez mais duas substituições. Primeiro tirou Wellington e colocou Christian. Depois, tirou Adriano e escalou Vitinho.

O quinto gol veio aos 47, novamente com Nikão, em finalização com peito, aproveitando cruzamento de Marquinhos Gabriel.

ATHLETICO 5×1 CASCAVEL CR
Athletico: Jandrei; Adriano (Vitinho), Robson Bambu, Thiago Heleno e Márcio Azevedo; Wellington (Christian); Erick (Marquinhos Gabriel), Léo Cittadini, Nikão e Carlos Eduardo; Bissoli. Técnico: Dorival Junior
Cascavel: Fernando Nunes; Válber (Wagner Lapa), Cristian, Fernando e Ramon (Igor); Diego Lopes e Lorran; Renê, Lucy e Rone; Louback (Marcão). Técnico: Ageu
Gols: Nikão (4-1º e 47-2º), Rone (18-1º), Bissoli (21-1º e 21-2º), Carlos Eduardo (30-2º)
Expulsão: Fernando (18-2º)
Cartões amarelos: Fernando, Renê (C). Thiago Heleno, Marcio Azevedo (A).
Árbitro: Ivan Correa Laureano
Público: 9.462 pagantes
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Gol do Athletico. Thiago Heleno faz lançamento perfeito e coloca Nikão na cara do gol. Ele domina na área e chuta na saída do goleiro.
8 – Nikão cruza da direita. Bisolli sobe e cabeceia no canto. O goleiro espalma.
15 – Rone arrisca o chute cruzado. Jandrei segura.
17 – Cittadini faz boa jogada pela esquerda e cruza rasteiro. Na cara do gol, Nikão pega mal na bola e chuta fraco. O goleiro segura.
18 – Gol do Cascavel CR. Rone recebe nas costas de Adriano, invade a área, dribla Robson Bambu, passa por Thiago Heleno e chuta no canto.
19 – Cruzamento na medida de Nikão para Bissoli, que cabeceia no canto. O goleiro faz boa defesa.
21 – Gol do Athletico. Bambu lança. Carlos Eduardo recebe na ponta-esquerda, passa pelo lateral e toca para Bissoli, livre, tocar para o gol vazio.
26 – Adriano chuta de fora da área. A bola passa perto.
29 – Wellington lança. Nikão entra livre, na cara do gol. Ele chuta para longe.
32 – Renê cruza rasteiro, com perigo. Louback não alcança e Jandrei defende.

Segundo tempo
4 – Nikão toca para Bissoli, na área. Ele gira e chuta. A zaga bloqueia.
15 – Pressão do Athletico. Bissoli divide com o goleiro. A bola sobra na área para Carlos Eduard, que chuta. O goleiro salva.
21 – Gol do Athletico. Adriano cruza na medida. Bissoli cabeceia e marca.
27 – Thiago Heleno chuta de fora da área e acerta o travessão.
30 – Gol do Athletico. Carlos Eduardo parte da ponta-esquerda, dribla dois e chuta de fora da área. A bola entra no ângulo.
47 – Gol do Athletico. Marquinhos Gabriel cruza à meia altura. Na primeira trave, Nikão mergulha e finaliza com o peito.