Divulgação/Athletico.com.br/Gustavo Oliveira – Cittadini tenta jogada contra o Fortaleza

O Athletico Paranaense empatou em 0 a 0 com o Fortaleza, nesse domingo (dia 12) à noite, no estádio Castelão, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 5º lugar, com 17 pontos. A equipe cearense está em 20º (e último) lugar, com 7 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Athletico.

Em relação ao desempenho, foi a pior atuação do Athletico desde a chegada do técnico Felipão. O sistema defensivo foi apático e cedeu espaços. O meio-campo não trabalhou a bola e o ataque quase não participou da partida. O Fortaleza teve domínio do jogo, mas pecou nos momentos decisivos. O destaque negativo foi o gramado do Castelão, repleto de buracos, atrapalhando as duas equipes e proporcionando uma série de escorregões e erros técnicos.

SÉRIE INVICTA
O time do técnico Felipão soma agora 7 partidas seguidas sem perder – 2 empates e 5 vitórias.

FORTALEZA
O Fortaleza soma 4 empates e 3 derrotas como mandante no Brasileirão. Ainda não venceu em casa. Se vive má fase na competição nacional, o time faz boa campanha na Libertadores – está classificado para as oitavas de final.

FELIPÃO
Esse foi o 9º jogo do técnico Felipão no comando do Athletico, agora com 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
As baixas no Athletico eram o atacante Vitor Roque (seleção sub-20), o volante Christian (lesão), os pontas Canobbio (seleção uruguaia) e Vitinho (lesão), o meia Marlos (lesão), o centroavante Palo (suspenso) e os zagueiros Pedro Henrique (suspenso) e Thiago Heleno (lesão). Outra ausência era o ponta Pedro Rocha, em fim de contrato e com situação indefinida. O técnico Felipão manteve o 4-2-3-1 de sempre, com Terans centralizado na linha de três, entre Cittadini e Cuello. A novidade era Cittadini como meia-ponta.

ESCALAÇÃO DO FORTALEZA
No Fortaleza, os desfalques eram Tinga, Depietri e Matheus Vargas. O time usou o 4-2-3-1, com Robson (ex-Paraná e Coritiba) como centroavante.

PRIMEIRO TEMPO
O Athletico começou recuado e usando a bola longa para sair jogando. Não funcionou. O Fortaleza tomou conta do meio-campo, teve facilidade para avançar, cruzar e tabelar perto da área. Na 1ª etapa, foram 11 finalizações (4 certas) da equipe cearense. Foram duas chances claras – uma desperdiçada por Pikachu e outra defendida pelo goleiro Bento. Já o time paranaense praticamente não atacou – foram 3 arremates (nenhum certo).

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com domínio do Fortaleza. Aos 13, as primeiras trocas no Athletico, com as entradas do meia Vitor Bueno e do lateral Pedrinho, que ficou na meia-ponta esquerda. O 4-2-3-1 foi mantido. O cenário continuou o mesmo, com o mandante atacando e o visitante sofrendo atrás. Aos 24, mais duas substituições, com as entradas do ponta Marcelo Cirino e do centroavante Matheus Babi. Aos 36, foi a vez do volante Erick entrar na equipe.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico somou 37% de posse de bola, 7 finalizações (0 certas), 10 faltas cometidas e 65% de precisão nos passes. O Fortaleza teve 21 finalizações (5 certas), 13 faltas cometidas e 81% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.

FORTALEZA 0x0 ATHLETICO
Fortaleza: Boeck; Landázuri (Hércules), Benevenuto, Titi e Juninho Capixaba; Jussa (Ceballos) e Zé Welison; Pikachu, Lucas Lima (Silvio Romero) e Moisés (Romarinho); Robson (Renato Kayzer). Técnico: Vojvoda
Athletico: Bento; Khellven, Matheus Felipe, Nico Hernández e Abner; Hugo Moura e Matheus Fernandes (Erick); Cuello (Marcelo Cirino), Terans (Vitor Bueno) e Léo Cittadini (Pedrinho); Rômulo (Matheus Babi). Técnico: Felipão
Cartões amarelos: Pikachu (F). Matheus Fernandes, Erick (A).
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Robson chuta de fora da área. Bento segura.
7 – Lucas Lima cruza. Matheus Felipe não corta e Pikachu entra livre. Ele salta e chuta para fora.
9 – Moisés tabela com Robson, sai na cara do gol e chuta. Bento salva com os pés.
23 – Abner avança pela esquerda, invade a área e cruza. A bola toca no travessão.
28 – Escanteio. Lucas Lima cruza. Benevenuto cabeceia no centro. Bento segura.
41 – Moisés chuta de fora da área. Bento espalma.
44 – Zé Welison chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.

Segundo tempo
7- Robson chuta de fora da área. A bola passa perto, sobre o gol.
10 – Terans aproveita erro do Fortaleza e arma o contra-ataque. Cuello recebe na esquerda, dribla o lateral, invade a área, sai na cara do gol e chuta para longe.
15 – Robson recebe na meia-lua, gira e chuta no centro. Bento segura.
29 – Pikachu chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
42 – Matheus Babi recebe bola longa e tenta encobrir o goleiro. A bola vai para fora.
43 – Hércules chuta de fora da área. A bola passa perto.
47 – Capixaba cruza. Ceballos domina na pequena área, chuta para fora e perde gol feito.