Publicidade
Mercado da bola

Athletico monitora Evandro, em fim de contrato com o Santos

Evandro com a camisa do Hull City, da Inglaterra
Evandro com a camisa do Hull City, da Inglaterra (Foto: Reprodução/hullcitytigers.com)

O Athletico Paranaense está monitorando a situação contratual do meia Evandro, 33 anos, hoje encostado no Santos. Ele tem vínculo com o clube paulista até 30 de junho de 2020 e, até o momento, a diretoria não demonstrou interesse na renovação. As informações são da Gazeta Esportiva.

Se não ocorrer uma renovação, o Athletico pode contratar o jogador livre no mercado, sem custos de aquisição, apenas com salários e ‘luvas’.

Evandro foi revelado nas categorias de base do próprio Athletico Paranaense. No seu primeiro ano como profissional, em 2005, aos 19 anos, virou titular da equipe e teve bom desempenho na campanha do vice da Libertadores. No final daquele ano, entrou para a Seleção do Bem Paraná, com os melhores de Athletico, Coritiba e Paraná Clube no Campeonato Brasileiro — a seleção era formada por Tiago Cardoso (Athletico); Jancarlos (Athletico), Daniel Marques (Paraná), Paulo André (Athletico) e Marcão (Athletico); Beto (Paraná), Mário César (Paraná), Evandro (Athletico) e Ferreira (Athletico); Borges (Paraná) e Aloísio (Athletico).

Ficou no clube até 2007. Em seguida, rodou por Goiás, Palmeiras, Atlético-MG, Vitória, Estrela Vermelha (Sérvia), Estoril Praia (Portugal), Porto (Portugal) e Hull City (Inglaterra).

Em 2014, após se destacar pelo Estoril, Evandro foi comprado pelo Porto por 2,3 milhões de euros. Em 2017, o Hull City pagou 2,5 milhões de euros pelo jogador. Veio ao Santos em julho de 2019, após o fim do contrato com o clube inglês.

SELEÇÃO
Evandro disputou 14 jogos e marcou quatro gols pelas seleções de base. Foi titular do Brasil no Mundial Sub-20 de 2005. A seleção terminou em terceiro lugar — perdeu por 2 a 1 para a Argentina de Messi e Aguero na semifinal.

 DESEMPENHO NA EUROPA

Clube

Jogos

Gols

Assistências

Estoril Praia

73

16

10

Porto

58

6

2

Estrela Vermelha

49

16

12

Hull City

46

5

4

 

DESEMPENHO NO SANTOS
No Santos, Evandro jogou como médio-centro no 4-3-3 de Sampaoli em 2019. Ou seja, defendia como volante e atacava como meia. Teve bom desempenho nessa função, com nota média 7,01 em 13 partidas, segundo o ranking WhoScored. Ele foi o segundo melhor do elenco nessa função, atrás apenas do uruguaio Carlos Sánchez, com 7,32. Ficou à frente de Jean Lucas (6,88), Alison (6,80) e Jean Mota (6,79). No Athletico, os jogadores dessa posição (médio-centro) tiveram as seguintes médias no Brasileiro 2019: Bruno Guimarães (7,13), Cittadini (6,78), Rossetto (6,63), Erick (6,62) e Lucho González (6,33).

Mesmo com o bom desempenho em 2019, Evandro foi pouco utilizado em 2020. Com a saída de Sampaoli e a chegada de Jesualdo Ferreira, o jogador perdeu espaço. Só entrou em campo em cinco partidas (duas pela Libertadores e três pelo Paulistão).

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES