Publicidade
Brasileirão

Athletico muda o time e perde para reservas do Grêmio

Grêmio 2x1 Athletico
Grêmio 2x1 Athletico (Foto: Divulgação/Lucas Uebel/Grêmio FPBA)

O Athletico Paranaense perdeu por 2 a 1 para o Grêmio, nesse sábado (dia 24) à tarde, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 9º lugar, com 22 pontos — cinco pontos atrás do G6. A equipe gaúcha está na 11ª colocação, com 21 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O técnico Tiago Nunes não contava com seis jogadores para a partida e apresentou algumas novidades na escalação do Athletico, como o lateral-direito Khellven e o meia Léo Cittadini. Já o Grêmio escalou apenas reservas, preservando os titulares para o jogo da Libertadores, na próxima terça-feira.

ARBITRAGEM
Aos 7 do 1º, o Athletico pediu pênalti por toque no braço de Paulo Miranda. O VAR verificou e mando o lance seguir. Na Central do Apito do Sportv, o ex-árbitro Sálvio Espindola afirmou que não houve motivo para penalidade.

Aos 25 do 2º, Patrick caiu na área ao tentar driblar Márcio Azevedo. O árbitro marcou pênalti, verificou no monitor do VAR e confirmou. Tardelli cobrou no canto e Santos defendeu.

ESCALAÇÃO
O Athletico não tinha Madson e Thonny Anderson, que pertencem ao Grêmio. Adriano, Nikão, Jonathan e Marco Ruben ficaram em Curitiba aprimorando a parte física. O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Cittadini (centro), Vitinho (esquerda) e Rony (direita) na linha de três. Cirino jogou improvisado como centroavante, mais uma vez. O Grêmio usou apenas reservas – a prioridade é o jogo de terça-feira, pela Libertadores. O time gaúcho também adotou o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com gol, já aos 3 minutos. Lucas Halter recuou mal e Léo Pereira demorou a reagir. Tardelli aproveitou e rolou para Luan marcar: 1 a 0 para o Grêmio. Depois disso, o Athletico tomou conta do jogo, mas teve dificuldades para criar chances. Além de enfrentar uma defesa organizada, o time paranaense cometeu muitos erros nos momentos decisivos. Só depois dos 35 minutos o Furacão construiu três boas oportunidades para marcar – Rony, Marcio Azevedo e Vitinho desperdiçaram. O Grêmio levou perigo em dois contra-ataques.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com gols. Aos 2, o Athletico empatou, com lançamento de Bruno Guimarães, cruzamento de Marcelo Cirino e finalização acrobática de Rony. Quatro minutos depois, o Grêmio fez 2 a 1. O Furacão apertou a saída de bola do adversário, que não se intimidou e trocou passes com qualidade até a ponta-direita, onde Galhardo cruzou na medida para Thaciano cabecear no canto. Aos 23, saiu o volante Wellington e entrou o meia Tomás Andrade. Com isso, Cittadini recuou para volante e o 4-2-3-1 foi mantido. O Grêmio melhorou na partida e perdeu pênalti aos 25. Aos 30, saiu Vitinho e entrou o ponta Braian Romero. Aos 38, saiu Márcio Azevedo e entrou Abner Vinícius (ex-Ponte Preta).

ESTATÍSTICAS
Nos 90 minutos, o Athletico somou 13 finalizações (6 certas), 53% de posse de bola, 94% de acerto nos passes e 9 escanteios. O Grêmio obteve 11 finalizações (6 certas), 47% de posse de bola, 92% de acerto nos passes e 3 escanteios. Os números são do site Footstats.

GRÊMIO 2x1 ATHLETICO
Grêmio: Julio Cesar; Galhardo, Paulo Miranda, David Braz e Juninho Capixaba; Romulo e Thaciano; Luciano (Patrick), Luan e Pepê; Diego Tardelli (Michel). Técnico: Renato Gaúcho
Athletico: Santos; Khellven, Lucas Halter, Léo Pereira e Márcio Azevedo; Wellington (Tomás Andrade) e Bruno Guimarães; Rony, Léo Cittadini e Vitinho (Braian Romero); Marcelo Cirino. Técnico: Tiago Nunes
Gols: Luan (3-1º), Rony (2-2º) e Thaciano (6-2º)
Cartões amarelos: Rômulo, Luciano, Juninho Capixaba (G). Léo Pereira (A).
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Público: 10.788 pagantes (12.148 total)
Local: Arena do Grêmio

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Gol do Grêmio. Lucas Halter recua mal. Léo Pereira titubeia. Tardelli aproveita e rola para Luan, livre na área. Ele chuta no canto.
16 - Contra-ataque do Grêmio. Luciano sai livre, nas costas da defesa, mas erra o domínio. A defesa se recupera.
36 - Cirino enfia e coloca Vitinho na cara do gol. O goleiro chega antes e salva o Grêmio.
38 - Contra-ataque do Athletico. Cirino avança na ponta-direita e cruza rasteiro. Márcio Azevedo recebe livre na área e chuta. O goleiro espalma.
44 - Rony recebe na área e chuta mal, para longe.
45 - Contra-ataque do Grêmio. Thaciano invade a área e chuta. Santos espalma.

Segundo tempo
2 – Gol do Athletico. Bruno Guimarães lança na ponta-esquerda. Cirino ganha na velocidade e cruza. Rony salta e chuta de voleio. A bola entra no ângulo.
6 - Gol do Grêmio. Luan lança. Galhardo entra livre na ponta-direita e cruza na medida para Thaciano cabecear no canto.
14 - Rony invade a área e chuta. A bola bate e rebate na área. Vitinho e Bruno Guimarães tentam, mas a zaga salva.
25 - Patrick dribla Márcio Azevedo, cai na área e o árbitro marca pênalti. Tardelli bate fraco, quase no canto. Santos defende.
34 - Falta na meia-lua. Luan bate colocado, sobre a barreira. Santos defende.
44 – Luan cruza. Patrick recebe na cara do gol e chuta. Santos salva.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES