Franklin de Freitas – O técnico do Athletico

O Athletico é o líder do Campeonato Brasileiro, com 100% de aproveitamento de pontos. Faz sua melhor largada de Brasileirão na história. Não perde há 12 jogos, incluindo Brasileirão, Estadual, Copa do Brasil e Sul-Americana. Mas, para o técnico António Oliveira, o time não pode se iludir com os números positivos, a ponto de assumir um favoritismo.

Questionado sobre se via o clube como candidato ao título do Brasileirão, Oliveira foi categórico: “Não”. E emendou: “É sempre candidato a ganhar o próximo jogo”.

Para o treinador, o caminho na temporada ainda é longo. “Temos que manter os pés no chão, não nos iludirmos e crescer de uma forma sustentável, de uma forma natural. Pensamos jogo a jogo”, afirmou Oliveira. “A equipe está em constante crescimento e evolução e que eu tenho um grupo de jogadores fantásticos”.

No Brasileirão, o Athletico derrotou América-MG (1 a 0, em casa), Juventude (3 a 0, fora de casa), Grêmio (1 a 0, fora de casa) e Atlético-GO (2 a 1, em casa). Soma 12 pontos, um a mais que o Fortaleza. E tem um jogo a menos que os adversários – a partida contra o Flamengo, pela 4ª rodada, foi adiada.

Oliveira afirma ainda que o time deve tomar alguns cuidados para não correr riscos nas partidas. “Os lances criados por eles foram erros nossos”, disse ele, em referência ao gol sofrido diante do Atlético-GO e a outros lances de perigo criados pelos goianos na partida do último domingo (20).

O bom momento do Athletico se reflete nas outras competições. Na Copa do Brasil, o clube está garantido nas oitavas de final, após ter eliminado o Avaí. O adversário será definido nesta terça-feira (22), em sorteio. Na Copa Sul-Americana, o Furacão está nas oitavas de final, fase em que vai enfrentar o América de Cali (Colômbia). E, no Estadual, o time está classificado para as semifinais, contra p FC Cascavel, em datas ainda a serem definidas.

Pelo Brasileirão, o próximo jogo será nesta quinta-feira (24), às 21h30, contra o Bahia.