Divulgação/Lucas Uebel/Grêmio FBPA – Jean Pyerre

O Athletico Paranaense fechou o empréstimo do meia Jean Pyerre, 23 anos, válido por um ano. Os detalhes da negociação (salários ou pagamento por parte do clube) ainda não foram divulgados. Ele tem vínculo com o clube gaúcho até dezembro de 2023. As informações são da Rádio Gaúcha.

Revelado na base do Grêmio, Jean Pyerre atuou todas as partidas do Brasileirão 2021 como meia centralizado. Disputou 24 partidas (nove como titular), marcou dois gols e não deu assistências.

Desde que foi promovido ao profissional, o jogador soma 22 gols e 16 assistências em 141 jogos. Além da qualidade do passe e visão de jogo, a especialidade de Jean Pyerre é a bola parada. Dos dez gols que marcou no Brasileirão (2017 a 2021), cinco foram de falta.

O jogador já conta com experiência internacional, com 15 partidas pela Libertadores e cinco pela Copa Sul-Americana. Pelas seleções de base, disputou duas partidas pela equipe sub-17 do Brasil.

NO ATHLETICO
O Athletico não vinha utilizando meia centralizado nos últimos meses, desde que mudou para o esquema tático 5-2-3. Nesse formato, Nikão (direita) e Terans (esquerda) jogavam abertos pelos lados do campo, mas com liberdade de ação pelo centro.

Com a provável saída de Nikão e a chegada de Jean Pyerre, é possível que o Athletico volte a adotar no esquema tático 4-2-3-1, com Terans e Pedro Rocha pelos lados do campo e um meia centralizado.

ESPANHA
O Alavés da Espanha chegou a negociar a contratação de Jean Pyerre. Segundo o GE, o modelo inicial seria um empréstimo sem custos, com pagamento de 450 mil euros (cerca de R$ 2,8 milhões) no caso do jogador atingir metas. O contrato também previsa uma cláusula de opção de compra de 50% dos direitos econômicos por cerca de 3 milhões de euros (R$ 19 milhões). No entanto, a equipe espanhola desistiu e decidiu contratar um outro jogador no mercado europeu.