
A crise persiste na Arena da Baixada. Na primeira partidacom Paulo Autuori liderando novamente a equipe (Antônio Oliveira foi demitido durante a semana), o Furacão acabou derrotado por 2 a 0 pelo América-MG no Independência. O Coelho, que dominou a partida do início ao fim, garantiu a vitória na etapa final, com gols de Felipe Azevedo e Lucas Kal. O Furacão chegou a balançar a rede ainda no primeiro tempo, com Bissoli, mas viu o tento ser anulado após revisão do lance pelo VAR.
Agora, a equipe rubro-negra soma sete rodadas sem vitória na Série A, período no qual acumulou um empate e seis derrotas. A má fase já deixa o clube perigosamente próximo da zona de rebaixamento, apenas três pontos acima do 17º colocado, que é justamente o América, enquanto o G6, que garante classificação para a próxima Libertadores, já está a quatro pontos de distância.
LEIA MAIS: Dominado, Furacão tem desempenho abaixo da crítica no Independência. Confira as atuações
LEIA MAIS: Autuori diz que o time do Athletico ‘perdeu o foco’ no Campeonato Brasileiro
Atualmente em 10º lugar, o Athletico pode perder ainda mais posições até o final da rodada e deve, pela primeira vez, ficar fora do G10 do Brasileirão.
Para piorar, além da péssima fase no torneio nacional o Furacão ainda vinha de uma vexatória eliminação diante do FC Cascavel, na semifinal do Campeonato Paranaense. O placar, inclusive, foi a gota d’água para a queda do técnico português Antônio Oliveira.
A recordação esperançosa é que o clube ainda está vivo nas disputas da Copa do Brasil (quartas de final) e da Copa Sul-Americana (semifinal).
ESCALAÇÕES
Em relação ao último jogo no Brasileirão (empate em 0 a 0 contra o Sport, na Arena da Baixada), duas mudanças no time do Athletico: no gol, o experiente Santos, de volta ao clube após servir a seleção brasileira, retomou a condição de titular, com o jovem Bento indo pro banco; e no setor ofensivo o uruguaio David Terans, que também vinha servindo seu país, retornou na vaga de Nikão (que estava suspenso). O meio-campista Léo Cittadini, que testou positivo para Covid-19, foi outro desfalque do rubro-negro.
Já no América-MG, que havia entrado em campo pela última vez há duas semanas (vitória por 2 a 0 contra o América-MG, em casa), o técnico Vágner Mancini colocou o zagueiro Eduardo Bauermann no lugar de Anderson Jesus. A grande novidade, porém, estava no banco de reservas: o atacante argentino Mauro Zárate, de 34 anos, que já atuou por clubes como Boca Juniors e Vélez Sarsfield, na Argentina, e Lazio e Inter de Milão, na Itália. O gringo foi regularizado no meio de semana e ficou no banco, aparecendo como opção no Coelho pela primeira vez.
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo no Independência foi, praticamente, um jogo de ataque contra defesa, com o América-MG pressionando forte no campo do Athletico, que teve muita dificuldade para sair jogando.
Ao todo, o Coelho finalizou 14 vezes contra o gol adversário, com direito a muitas tentativas de fora da área, mas pouco criou para, efetivamente, ameaçar o goleiro Santos, tanto que apenas dois arremates foram pro alvo, enquanto outros cinco foram para fora e sete foram bloqueados.
O Furacão, por sua vez, finalizou uma única vez e errou o alvo. Mesmo saindo pouco para o jogo, quase conseguiu inaugurar o marcador: aos 36, Bissoli chegou a balançar a rede e a comemorar o tento, mas o VAR, ao revisar o lance, flagrou um impedimento de Christian no início da jogada.
SEGUNDO TEMPO
A etapa final começou, novamente, com o Coelho dominando as ações ofensivas e defensivas e passando a maior parte do tempo no campo do adversário.
A primeira chance de gol veio aos dois minutos e, em seguida, o placar finalmente foi inaugurado: Juninho dominou a bola pela direita e teve tempo, já perto da área, para parar a bola, ajeitar o corpo, olhar o posicionamento de seu time e do adversário e então cruzar. Na medida para Felipe Azevedo cabecear como manda o manual e vencer o goleiro Santos.
Mesmo em vantagem, o time mineiro continuou melhor na partida, aproveitando-se da dificuldade e das deficiências do Athletico na hora de sair jogando com a bola nos pés. Ainda assim, o Furacão teve uma grande chance para empatar aos 18 minutos, que Terans desperdiçou.
As primeiras substituições, dos dois lados, vieram aos 19 minutos. No Athletico, Autuori primeiro promoveu a entrada do atacante Renato Kayser no lugar de Christian e depois, aos 25 minutos, colocou Carlos Eduardo e Jáder nas vagas de Pedro Rocha e Bissoli. No América, Mancini fez logo de cara duas substituições, trocando Felipe Azevedo por Rodolfo e promovendo a estreia de Zárate (no lugar de Ribamar)
Melhor para os mineiros, que aos 24 minutos tiveram uma demonstração de qualidade do argentino, que tabelou com Patric e cruzou rasteiro para Lucas Kal, sozinho dentro da área, ampliar o marcador.
Na reta final do jogo, o confronto perdeu em intensidade. Ainda vieram as últimas substituições, com Márcio Azevedo no lugar de Terans (aos 33) no Athletico e, no América, Berrío (aos 33), Zé Ricardo e Alê (aos 39, ambos) substituindo Fabrício, Lucas Kal e Ademir, respecticvamente. Ainda surgiram algumas chances de gol (para os dois lados) nos minutos finais, mas o placar permaneceu o mesmo até o apito final.
AMÉRICA-MG 2 x 0 ATHLETICO
América-MG: Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e Marlon; Lucas Kal (Zé Ricardo) e Juninho; Ademir (Alê), Fabrício (Orlando Berrío) e Felipe Azevedo (Rodolfo); Ribamar (Zárate). Técnico: Vágner Mancini
Athletico: Santos; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Richard, Christian (Renato Kayser) e Erick; Pedro Rocha (Carlos Eduardo), Bissoli (Jáder) e Terans (Márcio Azevedo). Técnico: Paulo Autuori
Gols: Felipe Azevedo (3-2º), Lucas Kal (25-2º)
Cartões amarelos: Felipe Azevedo (AMG); Abner Vinícius (CAP)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG), sábado (11 de setembro) às 16 horas
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Ademir cruza da direita para a área. Juninho disputa a bola e, desequilibrado, chuta para o gol, nas mãos de Santos, que defende.
12 – Marlon avança pela esquerda e aciona Fabrício perto da área. O jogador do Coelho gira em cima da marcação e chuta forte, para fora.
24 – Cobrança de escanteio de Terans, Erick sobe livre na primeira trave e cabeceia por cima do gol.
28 – Próximo da área, Fabrício avança da esquerda para o meio e arrisca um chute forte de longe, que passa por cima do travessão.
30 – Athletico erra na saída de bola e entrega o contra-ataque pro América-MG. Felipe Azevedo tenta um chute de longe, a bola desvia em Marcinho e sai pela linha de fundo.
36 – Pedro Rocha dá boa enfiada para a corrida de Christian pela direita. O meio-campista recebe perto da linha de fundo e rola para trás. Bissoli dá o corta luz, Terans disputa com o marcadoe e toca para Richard, que chuta cruzado. Matheus Cavichioli defende e Bissoli confere no rebote, mas o VAR flagra impedimento de Christian no começo da jogada.
Segundo tempo
2 – Ademir escapa pela direita e cruza rasteiro na trave mais próxima. Ribamar chega de carrinho para tentar chutar, mas Santos sai bem do gol e bloqueia o lance.
3 – Gol do América-MG! Juninho aparece com espaço pela direita, perto da área. Ele olha para a área, mira e cruza na medida. Felipe Azevedo sobe bem na segunda trave, nas costas da zaga, e cabeceia firme, para baixo, sem chande para Santos.
9 – Terans tabela com Bissoli e em seguida descola ótimo passe para Erick, que entrada na área pela direita. O volante recebe em boa posição, mas em vez de chutar de primeira tenta antes ajeitar a bola e ao finalizar acaba sendo travado pela zaga.
18 – Cobrança de escanteio para o Athletico. A bola viaja para a área, Pedro Rocha desvia de cabeça e a bola sobra com Terans, livre e de frente para o gol. O uruguaio chuta forte e manda por cima.
20 – Athletico erra na saída de bola. No contra-ataque, Ademir recebe na direita, corta para o meio e chuta firme. A bola vai no meio do gol e Santos faz a defesa em dois tempos.
24 – Gol do América-MG! Mauro Zárate tabela com Patric dentro da área e cruza para Lucas Kal, que aparece livre para chutar e ampliar o marcador.
31 – Lançamento para Ademir, que passa fácil por Carlos Eduardo, invade a área, cara a cara com o goleiro, chuta cruzado, para fora.
44 – Na entrada da área, Rodolfo dá ótimo passe para Alê, que chuta colocado, no cantinho. Santos se estica todo e evita o terceiro gol.
46 – Jáder chuta forte de fora da área. A bola desvia em Zé Ricardo e passa perto do travessão.