Brasileirão

Athletico perde para o Grêmio e não tem mais chances de chegar à Libertadores 2021

Nikão enfrenta o Grêmio
Nikão enfrenta o Grêmio (Foto: Divulgação/Athletico.com.br/Fabio Wosniak)

O Athletico Paranaense perdeu por 1 a 0 para o Grêmio, nesse domingo (dia 21) à noite, em Porto Alegre, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe gaúcha garantiu vaga na Libertadores por antecipação — agora está na 7ª posição, com 59 pontos. O time paranaense ficou em 9º lugar, com 50 pontos, quatro pontos atrás do Santos, o 8º colocado. Com isso, o Furacão não tem mais chances de chegar à Copa Libertadores 2021, mas já está garantido na Copa Sul-Americana 2021. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Athletico.

JEJUM
Na história do Brasileirão, o Athletico só conseguiu uma vitória como visitante contra o Grêmio – foi em 1983. Nos demais duelos fora de casa, o Furacão teve 6 empates e 17 derrotas contra esse rival gaúcho.

ESCALAÇÃO
As baixas no Athletico eram Márcio Azevedo, Erick, Canesin e Lucho, todos em recuperação. Com Covid-19, o técnico Paulo Autuori não comandou a equipe. O auxiliar António Oliveira ficou à beira do gramado. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre. A linha de três tinha Jadson (centro), Cittadini (esquerda) e Carlos Eduardo (direita). Nikão ficou improvisado como centroavante. Os quatro do setor ofenviso tinham bastante liberdade de movimentação e trocavam de posição com frequência. O Grêmio não tinha Geromel e Luiz Fernando, lesionados, além de Alisson e Pinares, suspensos.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve domínio do Athletico, que marcou melhor e teve facilidade para colocar a bola nas costas da defesa adversária. Foram cinco boas jogadas ofensivas do Furacão, três delas originadas em lançamentos ou passes em profundidade. E duas em cruzamentos. O goleiro do Grêmio, Paulo Victor, foi o destaque da primeira etapa, evitando três gols. A equipe gaúcha só levou perigo em um momento, em bom cruzamento de Pepê para Isaque.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o Grêmio fez três substituições. O jogo ficou equilibrado e com raros ataques dos dois lados. Aos 6, Jadson colocou uma bola na trave, em cobrança de falta. Aos 22, as duas primeiras trocas no Athletico, com as entradas do centroavante Renato Kayzer e do ponta Vitinho. O jogo seguiu amarrado até os 32, quando Churín arriscou de fora da área. A bola bateu em Thaciano, que dominou a bola na cara do gol e fuzilou Santos: Grêmio 1 a 0. O Athletico tentou partir para o 'abafa', mas não conseguiu criar chances reais para empatar.

Após o apito final, o volante Richard e o zagueiro Thiago Heleno discutiram com o árbitro e acabaram expulsos.

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Athletico somou 8 finalizações (2 certas e 1 na trave), 51% de posse de bola, 86% de acerto nos passes e 2 escanteios. O Grêmio obteve 11 finalizações (2 certas), 49% de posse de bola, 87% de acerto passes e 2 escanteios. Os números são do site Sofascore

GRÊMIO 1x0 ATHLETICO
Grêmio: Paulo Victor; Victor Ferraz, Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (David Braz) e Darlan (Thaciano); Isaque (Jean Pyerre), Everton (Ferreira) e Pepê; Diego Souza (Churín). Técnico: Renato Gaúcho
Athletico: Santos; Jonathan (Khellven), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard e Christian; Léo Cittadini, Jadson (Renato Kayzer) e Nikão; Carlos Eduardo (Vitinho). Técnico: António Oliveira
Gol: Thaciano (32-2º)
Expulsões: Thiago Heleno e Richard (após o apito final)
Cartões amarelos: Darlan, Ferreira, Lucas Silva (G). Nikão (A).
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
7 - Pepê cruza da esquerda. Livre na área, Isaque cabeceia para fora.
9 - Abner toca para Jadson, que recebe na área, mas é bloqueado na hora do chute.
19 - Christian dá belo passe em profundidade. Cittadini recebe na cara do gol e chuta. Paulo Victor salva.
27 - Thiago Heleno lança. Cittadini fica parado e deixa Paulo Victor chegar antes na bola.
30 - Richard cruza. Nikão aparece entre o zagueiros e cabeceia perto, ao lado.
38 - Nikão enfia. Jadson recebe na área, desliza e desvia a bola. Paulo Victor salva de novo.

Segundo tempo
6 - Falta perto da área. Jadson bate no ângulo. A bola vai no travessão.
8 - Jean Pyerre chuta de fora da área. Santos salva no ângulo.
13 - Santos tenta driblar Diego Souza, tromba e cai. O atacante marca o gol. O árbitro anula, anotando falta.
18 - Jadson cruza. Paulo Miranda tenta cortar de cabeça e quase marca contra. Paulo Victor faz grande defesa.
31 - Ferreira invade a área pela direita e chuta cruzado. A bola passa perto.
32 - Gol do Grêmio. Churín chuta de fora da área. A bola bate em Thaciano, dentro da área. Ele domina e chuta no canto.