Valquir Aureliano – Somente a torcida do Athletico poderá entrar no estádio

O técnico Alberto Valentim estuda mudar a formação tática do Athletico Paranaense para a primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, contra o Flamengo, nesta quarta-feira (20), às 21h30, na Arena da Baixada. Depois da derrota para o Fluminense (1 a 0), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, Valentim admitiu que pode escalar a equipe com dois zagueiros ao invés de três defensores. Contra o Flu, o time começou com Zé Ivaldo, Nico Hernández e Lucas Fasson.

“Eu gosto muito da linha de quatro. Vamos analisar bem o desenho tático para essa partida”, disse o técnico, admitindo que pode voltar à formação tradicional, com dois zagueiros e dois laterais — o time vem jogando num 3-4-3. “Temos que ver os jogadores que estarão disponíveis fisicamente para depois decidirmos qual desenho será. Vai depender das próximas horas, de como os jogadores vão responder fisicamente”.

Valentim não terá os volantes Richard e Christian, que cumprem suspensão, nem o atacante Bissoli e o lateral-esquerdo Pedrinho, que atuaram por outras equipes na competição e não podem jogar pelo Furacão. As opções são Léo Cittadini e Erick, além do lateral-esquerdo Márcio Azevedo, que entrou no meio-de-campo na derrota para o Fluminense. Nico Hernández ou Lucas Fasson também podem ser improvisados na posição, caso Alberto opte pelo esquema com dois zagueiros.

Para Valentim, o confronto com o Flamengo será a hora de extrair o máximo de cada jogador. “Vamos enfrentar um time forte, vamos trabalhar muito para passar todas as informações possíveis para os atletas, nos mínimos detalhes e individualmente, em relação às características de cada jogador deles e do esquema tático”, disse o treinador. “Teremos que extrair o máximo de cada jogador nessa decisão. Teremos que fazer uma grande partida, melhorar nossa performance coletiva e individual”.

O time se reapresentou ontem. Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos contra o Fluminense fizeram exercícios de recuperação e os demais participaram de uma atividade tática e de trabalhos de finalização. Hoje à tarde o time fará um treino na Arena. O jogo de volta pela semifinal da Copa do Brasil será no dia 27, às 21h30, no Maracanã. Na Copa do Brasil, o gol marcado como visitante não é utilizado como critério de desempate.

Ingressos
Os ingressos para o jogo desta quarta estão à venda no site ingressos.athletico.com.br ou nas bilheterias da Rua Buenos Aires (das 10h às 18h), até o horário da partida. Somente a torcida do Athletico poderá entrar no estádio, como determina a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Os ingressos custam R$ 75 (meia) e R$ 150 (inteira). Menores de 3 anos não pagam.