Divulgação / site oficial do Athletico – Nikão:

O Athletico enfrenta o FC Cascavel neste domingo (26), às 18 horas, na Arena da Baixada. O jogo é o primeiro pelas semifinais do Campeonato Paranaense. A partida de volta será no meio da próxima semana, em data ainda a ser homologada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF).

A Arena da Baixada estará vazia, por causa das determinações do governo para conter a pandemia do coronavírus. Os portões fechados causaram estranheza nos jogadores, que experimentaram essa sensação na última quinta-feira (23) – quando o time goleou o Londrina por 5 a 0 para garantir a vaga nas semifinais.

“É tudo novo. A gente estava acostumado a sempre ter o torcedor do lado. Infelizmente, na pandemia, não está sendo possível”, disse o meia Nikão. “Mas a gente está se dedicando. Estamos felizes pelo que a equipe está colocando dentro de campo”.

Apesar do status do Athletico, o FC Cascavel teve números melhores no Estadual até agora. O time do Interior terminou a primeira fase em 2º lugar, uma posição à frente do Furacão e atrás apenas do Coritiba. Além disso, apresentou o melhor desempenho nas quartas-de-final, com duas vitórias e 8 gols de saldo em cima do Rio Branco. E tem o melhor ataque, com 28 gols. O Athletico chegou à semifinal com um empate e uma vitória sobre o Londrina.

Por outro lado, o Athlteico disputou a maioria das partidas da primeira fase com o time de aspirantes. Nos mata-matas, o clube tem usado o elenco principal, sob o comando do técnico Dorival Júnior. Indicativo disso é que o atacante Pedrinho – um dos artilheiros do Estadual, com 6 gols – não foi nem relacionado para o jogo (até porque testou positivo para coronavírus). “O Athletico é favorito para o jogo, não tem como esconder”, disse o técnico do FC Cascavel, Marcelo Caranhato.

O técnico Dorival Júnior não confirmou a escalação do Athletico, mas indicou que o meia Erick deve ter uma sequência como lateral. “O Erick teve formação inicial como lateral, é uma posição que ele conhece. Vemos a possibilidade de crescimento dele, que ocupe espaço no cenário nacional numa posição em que estamos começando a ter carência”, disse o treinador. “Não quer dizer que não possa executar outra função, dentro desse nível”.

FC Cascavel

No FC Cascavel, o destaque é o atacante Lucas Tocantins, que também é um dos artilheiros do Estadual, com 6 gols. “Quando o coletivo é forte, aparecem as individualidades”, disse o técnico Marcelo Caranhato. Ele poderá repetir a escalação que goleou o Rio Branco por 5 a 0, na última quarta-feira (22). O goleiro Raul, que foi substituído no intervalo dessa partida, deverá reassumir a posição.

ATHLETICO x FC CASCAVEL
Athletico: Santos; Erick, Lucas Halter, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Wellington; Léo Cittadini, Marquinhos Gabriel, Carlos Eduardo e Nikão; Guilherme Bissoli. Técnico: Dorival Júnior
FC Cascavel: Raul; Líbano, Afonso, Marcel e Quaresma; Duda, Oberdan e Adenilson; Henrique, Magno e Lucas Tocantins. Técnico: Marcelo Caranhato
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon
Local: Arena da Baixada, em Curitiba, domingo, às 18h