Divulgação/Athletico.com.br/Miguel Locatelli – Abner Felipe

O Athletico Paranaense deve entrar em campo no domingo com uma equipe 25 anos mais jovem que na última rodada. São quatro prováveis alterações na escalação para enfrentar o Atlético Mineiro, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão. Três mudanças são de jovens entrando na vaga de veteranos.

A única alteração que não interfere na idade é a troca de goleiros. Santos, 29 anos, volta da seleção brasileira e retoma seu lugar, com Léo, 29 anos, ficando no banco.

As outras três mudanças rejuvenescem o time. O zagueiro Thiago Heleno, 31 anos, e o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, 33 anos, estão suspensos para a próxima rodada. Com isso, entram na equipe o zagueiro Léo Pereira, 23 anos, e o lateral-esquerdo Abner Felipe, 23 anos, ex-Coritiba. Outra opção para a lateral-esquerda é Abner Vinicius, 19 anos. Nesse caso, a redução total na idade da equipe seria de 29 anos.

Para completar, o volante Bruno Guimarães, 22 anos, está recuperado de lesão e retorna ao time. Ele entra na vaga do volante Camacho, 29 anos.

Com isso, a provável escalação para domingo é Santos; Madson, Robson Bambu, Léo Pereira e Abner Felipe (Abner Vinícius); Wellington e Bruno Guimarães; Nikão, Thonny Anderson (Léo Cittadini) e Rony; Marcelo Cirino.

Uma quinta possível mudança é o retorno de Léo Cittadini, 25 anos. Ele está em fase final de recuperação. Nesse caso, ganharia o lugar de Thonny Anderson, 21 anos.

O lateral-direito Jonathan, 33 anos, e o lateral-esquerdo Adriano, 35 anos, estão recuperados de lesões e já treinam com o grupo, mas ainda aprimoram a condição física.

MÉDIA
O Athletico tem o terceiro elenco mais jovem do Brasileirão, com média de 25,9 anos de idade. Os mais jovens são o Fluminense (25,4) e o Vasco (25,5). Os mais velhos são Palmeiras (29,4) e Fortaleza (28,8). O time-base (11 titulares) do Athletico é o terceiro mais jovem da competição, com média 26,3. O ’11 ideal’ mais velho é do Cruzeiro, com 29,3.