Valquir Aureliano – Lucho González: opção para o lugar de Wellington

O Athletico Paranaense não terá o volante Wellington, suspenso, e o zagueiro Lucas Halter, lesionado, na partida de domingo (dia 14) na Arena da Baixada, contra o Internacional, na Arena da Baixada, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. A dúvida é o centroavante Marco Ruben, que não treinou com os demais jogadores nessa sexta-feira (dia 12) pela manhã e fez trabalhos específicos.

O técnico Tiago Nunes não tem substituto para Wellington. Os demais volantes do elenco – Erick, Léo Cittadini, Lucho González e Matheus Rossetto — possuem características mais ofensivas. Os únicos volantes defensivos do elenco são Wellington e Camacho, que está afastado por caso de doping.

Esse desfalque deve provocar uma limitação tática na equipe. Desde o início de 2019, Tiago Nunes vem adotando um esquema tático variável, com a equipe atacando no 3-4-3 e se defendendo no 4-1-4-1, com variações para o 4-4-2 e para o 4-2-3-1.

No momento do 3-4-3, o único volante (Wellington ou Camacho) recua e fica ao lado dos zagueiros. Os dois laterais avançam e formam a linha de quatro com dois volantes ofensivos (Bruno Guimarães e Lucho González, por exemplo).

Sem um volante defensivo, a tendência é que Tiago Nunes arme o Athletico em um 4-2-3-1 mais tradicional, com um volante pela esquerda e outra pela direita. Nesse caso, a escalação teria Santos; Jonathan, Léo Pereira, Pedro Henrique e Márcio Azevedo; Lucho González e Bruno Guimarães; Marcelo Cirino, Nikão e Rony; Marco Ruben (Thonny Anderson).

No último jogo, a novidade foi Nikão como meia centralizado. O jogador normalmente atua como extremo (meia ofensivo pelo lado do campo).

O substituto de Lucas Halter é Pedro Henrique, que veio do Corinthians, por empréstimo, e não pode atuar na Copa do Brasil – ele já defendeu o clube paulista na edição 2019.

Caso Marco Ruben seja vetado, a principal opção para centroavante é Thonny Anderson. O ponta Marcelo Cirino já foi improvisado como centroavante em alguns jogos e também seria uma alternativa.

ADVERSÁRIO
O Inter jogou na última quarta-feira contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, e disputa a partida de volta contra o clube paulista na próxima quarta-feira. O desgaste físico da competição pode alterar a escalação da equipe gaúcha. “A gente precisa conversar com o departamento médico, fisiologia e depois fazer a avaliação para o jogo do Athletico. Também visualizando semana que vem. Olha o nível de intensidade da partida depois de um mês de parada”, disse o técnico Odair Hellmann.