Joka Madruga – Athletico 1×0 Ceará

O Athletico Paranaense venceu por 1 a 0 o Ceará, nesse sábado (dia 31) à tarde, em Fortaleza, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 8º lugar, com 25 pontos — dois pontos abaixo do G6. Os seis primeiros da Série A garantem vaga na Copa Libertadores 2020. A equipe cearense está na 13ª colocação, com 20 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O técnico Tiago Nunes decidiu não poupar os principais titulares para quarta-feira – semifinal da Copa do Brasil — e escalou força máxima neste sábado.

Com o placar, o Athletico agora tem a quinta melhor campanha como mandante, com seis vitórias e duas derrotas em oito jogos. Os quatro melhores mandantes do Brasileirão são Flamengo, Santos, Inter e Bahia.

ESCALAÇÃO
Os desfalques no Athletico eram Léo Pereira, suspenso, além de Lucas Halter, Jonathan e Bruno Nazário, em recuperação. O esquema foi o mesmo 4-2-3-1 de sempre. A novidade foi Cirino centralizado na linha de três, com Nikão e Rony pelos lados do campo. O Ceará não tinha Luiz Otávio, Samuel Xavier, Leandro Carvalho, Lima e Ricardinho. E também usou o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O Athletico sofreu para furar a retranca do Ceará. Apesar de algumas boas trocas de passes, o time acabou pecando na maioria dos lances no terço final. O time cearense pouco atacou e só levou algum perigo em dois contra-ataques. O gol atleticano só veio aos 49 minutos, quando Marco Ruben cruzou e Nikão chutou no canto: 1 a 0.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, Adriano saiu. Entrou Márcio Azevedo. O Ceará tentou sair para o jogo, mas com certa cautela. O Athletico teve mais espaços para atacar, mas seguiu com dificuldades na criação. Aos 14, saiu Marcelo Cirino e entrou o meia Léo Cittadini. O esquema tático seguiu o mesmo 4-2-3-1. O jogo ficou amarrado. Aos 41, saiu Marco Ruben e entrou Thonny Anderson.

ESTATÍSTICAS
Nos 90 minutos, o Athletico somou 9 finalizações (3 certas), 70% de posse de bola, 84% de acerto nos passes e 10 escanteios. O Ceará obteve 9 finalizações (5 certas), 30% de posse de bola, 61% de acerto nos passes e 4 escanteios. Os números são do site Sofascore.

ATHLETICO 1×0 CEARÁ
Athletico: Santos; Madson, Robson Bambu, Pedro Henrique e Adriano (Márcio Azevedo); Wellington e Bruno Guimarães; Rony, Marcelo Cirino (Léo Cittadini) e Nikão; Marco Ruben (Tonny AndersoN). Técnico: Tiago Nunes
Ceará: Diogo Silva; Cristovam, Tiago Alves, Valdo e João Lucas; Fabinho e Pedro Ken (Bergson); Thiago Galhardo (Chico), Fernando Sobral e Mateus Gonçalves (Wescley); Felippe Cardoso. Técnico: Enderson Moreira
Gol: Nikão (49-1º)
Cartões amarelos: Wellington (A). Mateus Gonçalves, Cristovam, Chico (C).
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Público: 10.075 total
Renda: R$ 142.860,00
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
18 – Robson Bambu cruza. Marcelo Cirino não consegue dominar na área e perde boa chance.
22 – Rony cruza para a pequena área. O goleiro tira, antes que Cirino finalize.
24 – Rony dribla um, invade a área e chuta cruzado. O goleiro segura.
29 – Cirino avança pela direita e cruza rasteiro. A zaga tira, antes que Marco Ruben finalize.
35 – Thiago Galhardo chuta e a bola bate em Robson Bambu. O Ceará pede pênalti por toque de mão. O VAR verifica e não encontra irregularidade.
40 – Nikão cruza. Valdo corta de carrinho. O Athletico pede pênalti.
49 – Gol do Athletico. Marco Ruben cruza e encontra Nikão livre na área. Ele chuta no canto.

Segundo tempo
2 – Rony invade a área e chuta cruzado. O goleiro defende
4 – Gol anulado. Escanteio. Nikão recebe na pequena área, domina com o braço e chuta. O VAR alerta o árbitro que houve toque de mão e anula.
12 – Rony invade a área, cai ao dividir com Cristovam e pede pênalti.