Franklin de Freitas – Paraná 0x2 Athletico

O Athletico Paranaense venceu por 2 a 0 o Paraná Clube, nessa segunda-feira (dia 24) à tarde, na Vila Capanema, na partida de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense. O jogo de volta, na Arena da Baixada, ainda não tem data definida. O Furacão pode avançar com uma derrota por um gol de diferença ou com um empate. Uma vitória do Tricolor por dois gols de diferença leva a decisão para os pênaltis. O gol como visitante não é critério de desempate. Quem vencer os duelos pega o FC Cascavel na semifinal.

O mando de campo no mata-mata é definido pela pontuação nas fases anteriores. O Athletico terminou em 3º lugar a 1ª fase e, com isso, ficou com o mando do segundo jogo das quartas de final. O Paraná foi o 6º colocado.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES do Paraná Clube — notas para os jogadores.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES do Athletico — notas para os jogadores.

ARTILHEIRO
Contratação mais cara da história do Athletico, o centroavante Matheus Babi, 23 anos, marcou seu primeiro gol pelo clube. Ele já disputou nove partidas pelo Furacão e ficou 387 minutos em campo até agora. Já Léo Cittadini chegou a 14 gols em 85 jogos pelo Furacão.

CENTÉSIMO GOL
Em toda história, os dois clubes já se enfrentaram 100 vezes. O Paraná venceu 27 vezes e o Athletico, 42. O time da Vila Capanema marcou 99 gols contra o rival. Ou seja, o duelo desta segunda-feira poderia ter registrado o centésimo gol paranista da história do clássico. Gustavinho desperdiçou a chance mais clara do jogo, chutando para fora uma penalidade.

RIVALIDADE
Jogos por competições entre Paraná x Athletico
101 jogos
27 vitórias do Paraná
32 empates
42 vitórias do Athletico
99 gols do Paraná
135 gols do Athletico
Fonte: Historicoprc.com.br

SÉRIE INVICTA
O Athletico não perde para o Paraná Clube desde março de 2017. Naquele ano, o time comandado pelo técnico Wagner Lopes venceu por 1 a 0 na Vila Capanema, em partida válida pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. O gol foi do meia Renatinho, de cabeça. Depois daquele confronto, foram mais nove jogos entre os dois times, com quatro empates e cinco vitórias do Furacão.

OS ÚLTIMOS CONFRONTOS
Entre Paraná Clube e Athletico
Paraná 1×0 Athletico — Paranaense 2017
Athletico 1×0 Paraná — Paranaense 2017
Paraná 0x0 Athletico — Paranaense 2017
Paraná 0x3 Athletico — Paranaense 2018
Paraná 0x0 Athletico — Brasileirão 2018
Athletico 3×0 Paraná — Brasileirão 2018
Paraná 1×1 Athletico — Paranaense 2019
Athletico 1×1 Paraná — Paranaense 2020
Paraná 0x1 Athletico — Paranaense 2021
Paraná 0x2 Athletico — Paranaense 2021

ESCALAÇÃO DO PARANÁ
Maurilio conseguiu repetir o time titular usado nas últimas vitórias. Ele manteve o esquema tático 4-2-3-1 com a linha de três com Juninho como extremo pela esquerda, Gustavo França pela direita e Maxi Rodríguez centralizado.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
O técnico António Oliveira, do elenco principal, escalou apenas dois titulares: o goleiro Santos e o zagueiro Thiago Heleno. A prioridade é o jogo da próxima quinta-feira às 21h30, pela Copa Sul-Americana. Thiago Heleno está suspenso para o próximo jogo da Sul-Americana. Os nove demais escalados eram reservas do elenco principal. As baixas são o zagueiro Lucas Halter e o volante/lateral Erick, lesionados. O esquema tático era o 4-2-3-1, com Cittadini (centro), Yago (direita) e Carlos Eduardo (esquerda) na linha de três. Alvarado e Canesin eram os volantes.

PRIMEIRO TEMPO
No primeiro tempo, o Athletico repetiu as atuações burocráticas da temporada 2021, com maior posse de bola, controle do espaço e time avançado, mas sem criatividade e iniciativa no setor ofensivo. O time praticamente não atacou no período. O Paraná ficou recuado e mostrou qualidade na marcação. Com a bola, esperou espaços para contra-atacar. E eles vieram. As duas únicas grandes chances de gol da primeira etapa foram para o Tricolor da Vila Capanema. Aos 25, Ramires fez boa jogada na área, mas Marcinho salvou. Aos 35, Gustavo França ficou de frente para o gol, livre, mas finalizou para fora. O Athletico só levou algum perigo aos 46, quando Babi fez o pivô para Cittadini chutar para fora.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo teve o Athletico com outra postura, arriscando mais e buscando o gol. E ele veio aos 9 minutos, após cruzamento de Carlos Eduardo, chute de Marcinho e toque final de Matheus Babi: 1 a 0. O Paraná teve chance clara para empatar aos 12, em belo passe de Maxi Rodríguez, mas Gustavinho desperdiçou. Aos 21, Hurtado recuou a bola para o goleiro Bruno Grassi despachar. Ele chutou a bola no corpo de Cittadini. Gol. Athletico 2 a 0.

SUBSTITUIÇÕES
A primeira troca do jogo foi aos 21, com a saída de Gustavo França para a entrada de Thiago Alves. Aos 24, as primeiras no Athletico, com as entradas de Zé Ivaldo e Khellven. Aos 30, entraram Nikão e Márcio Azevedo. Aos 37, Christian entrou no jogo. O Paraná fez mais duas trocas aos 39, lançando Gabriel Pires e Jeferson. E mais duas aos 44, com as entradas de Christianno e Lucas Abreu.

PÊNALTI NO FIM
O Paraná reagiu nos minutos finais e criou quatro boas jogadas ofensivas. A melhor chance foi aos 33, quando Juninho foi derrubado na área por Khellven. Gustavinho cobrou para fora. O Athletico administrou a vantagem e pouco atacou nesse período.

PARANÁ 0x2 ATHLETICO
Paraná: Bruno Grassi; Jailson, Micael, Hurtado (Jeferson) e Bryan (Christianno); Moisés Gaúcho e Ramires (Lucas Abreu); Gustavo França (Thiago Alves), Maxi Rodríguez (Gabriel Pires) e Juninho; Gustavinho. Técnico: Maurilio
Athletico: Santos, Marcinho (Khellven), Aguilar, Thiago Heleno (Zé Ivaldo) e Nicolas (Márcio Azevedo); Alvarado e Canesin; Yago (Nikão), Cittadini (Christian) e Carlos Eduardo; Matheus Babi. Técnico: António Oliveira
Gols: Matheus Babi (9-2º) e Cittadini (21-2º)
Cartões amarelos: Juninho (P). Aguilar (A).
Árbitro: Paulo Roberto Alves Jr
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
12 – Contra-ataque. Juninho chuta de fora da área. O tiro sai fraco e Santos segura fácil.
17 – Falta na direita. Marcinho cruza. Aguilar cabeceia perto, ao lado do gol.
25 – Gustavo França cruza. Juninho recebe na área e chuta. A bola rebate e sobra para Ramires, quase na pequena área. Ele tenta o passe para Gustavinho, na pequena área, mas Marcinho consegue interceptar.
35 – Juninho enfia. Gustavinho avança e rola para Gustavo França, livre na entrada da área. Ele chuta sobre o gol e perde boa chance.
40 – Carlos Eduardo enfia para Matheus Babi, na área. Micael faz a parede e impede a passagem de Babi.
41 – Cittadini invade a área e chuta cruzado, fraco. Bruno Grassi segura fácil.
46 – Babi faz o pivô na área e ajeita para Cittadini, que chuta para fora.

Segundo tempo
2 – Lateral direto para a área. Babi e Cittadini ajeitam para Canesin, que chuta de fora da área. A bola passa perto.
9 – Gol do Athletico. Carlos Eduardo cruza da esquerda. Marcinho recebe na área e chuta forte. Na pequena área, Babi completa para o gol.
12 – Maxi Rodríguez dá belo passe e coloca Gustavinho na cara do gol. Ele chuta para fora.
21 – Gol do Athletico. Micael recua para Hurtado, que recua para Bruno Grassi. O goleiro tenta despachar a bola, mas acerta o corpo de Cittadini. A bola entra no gol.
28 – Thiago Alves recebe na área e chuta perto, ao lado.
32 – Boa troca de passes do Paraná. Juninho é derrubado na área por Khellven. Pênalti. Gustavinho cobra e chuta para fora.

46 – Christianno tenta jogada individual, invade a área e chuta. Santos defende.
47 – Gustavinho faz boa jogada e chuta cruzado. Santos salva.