Valquir Aureliano – O meia-atacante Terans

O Athletico começa nesta quarta-feira (20) a disputa para tentar chegar à final da Copa do Brasil pela terceira vez em sua história. O Furacão recebe o Flamengo às 21h30 na Arena da Baixada, na primeira partida da semifinal, para tentar repetir o feito de 2013 e 2019. O jogo de volta será na quarta-feira da próxima semana, dia 27, no Rio.

A partida vai passar nos canais Globo, Sportv e Premiere

VELHOS CONHECIDOS

Pela terceira vez o Athletico enfrentará Renato Gaúcho em uma semifinal. Renato era técnico do Grêmio em 2013 e em 2019. Em ambas, o Furacão eliminou o Tricolor e chegou à decisão. Em 2013, venceu a primeira partida por 1 a 0 e depois segurou um empate em 0 a 0 em Porto Alegre – depois, veio a perder o título para o Flamengo. Seis anos depois, o Athletico perdeu o primeiro jogo por 2 a 0, mas devolveu o placar na partida de volta e conseguiu a vaga nos pênaltis. Depois, ficou com a taça ao derrotar o Internacional duas vezes nas finais.

Será a quarta disputa de vaga entre Flamengo e Athletico na história da Copa do Brasil. Os cariocas levaram a melhor em 2013, na final (1 a 1 em Curitiba e vitória por 2 a 0 no Rio), e em 2020, nas oitavas-de-final, com vitórias de 1 a 0 e 3 a 2. O Furacão ficou com a vaga em 2019, nas quartas-de-final, nos pênaltis, após dois empates em 1 a 1. Foram seis jogos, com três vitórias do Flamengo e três empates.

PÚBLICO

O jogo com o Flamengo deverá ter o maior público na Arena da Baixada desde a volta da torcida aos estádios em Curitiba. Até o início da noite desta terça-feira, entre vendas de ingressos e testes de Covid-19 realizados por sócios do Athletico, 9 mil torcedores já haviam garantido presença. A prefeitura de Curitiba liberou a ocupação de 50% dos estádios. Todos os torcedores devem apresentar testes negativos, feitos até 48 horas antes. Os ingressos estão à venda nas bilheterias da Rua Buenos Aires ou no site ingressos.athletico.com.br.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

O técnico do Furacão, Alberto Valentim, tem três desfalques: os volantes Richard e Christian, suspensos, e o atacante Bissoli, que já jogou na Copa do Brasil deste ano pelo Cruzeiro. Léo Cittadini e Erick, que vêm sendo poupados no Campeonato Brasileiro, voltam ao meio-de-campo. Na frente, Renato Kayzer jogará ao lado de Terans e Nikão.

“Teremos que extrair o máximo de cada jogador nessa decisão. Teremos que fazer uma grande partida, melhorar nossa performance coletiva e individual”, disse Alberto Valentim, que optou por manter o esquema com três zagueiros que vem sendo utilizado no Campeonato Brasileiro. Assim, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo começam na defesa.

ESCALAÇÃO DO FLAMENGO

No Flamengo, Renato Gaúcho terá a volta do atacante Pedro, mas o atacante Bruno Henrique e o meia uruguaio Arrascaeta, machucados, ficam de fora. O zagueiro David Luiz não foi inscrito na Copa do Brasil e não joga.

SUL-AMERICANA

A Confederação Sul-Americana de Futebol divulgou nesta terça-feira o horário da grande final da Copa Sul-Americana. O Athletico enfrentará o Red Bull Bragantino no dia 20 de novembro, às 17h, no Estádio Centenário, em Montevidéu. O Furacão tentará seu segundo título na competição.

ATHLETICO x FLAMENGO

Athletico: Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo; Marcinho, Erick, Léo Cittadini e Abner; Terans, Nikão e Renato Kayzer. Técnico: Alberto Valentim
Flamengo: Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira, Thiago Maia e Everton Ribeiro; Michael e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP), Danilo Ricardo Simon Manis (SP), Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba, quarta-feira, às 21h30
Onde assistir: Globo, Sportv e Premiere