Gustavo Oliveira / site oficial do Athletico – Nikão e Pedro Rocha

Após quatro jogos sem vencer, o Athletico Pranaense voltou a sorrir e ganhou um respiro e tanto no Campeonato Brasileiro. Na última sexta-feira (3), a equipe comandada por Alberto Valentim derrotou o Cuiabá por 1 a 0 na Arena Baixada, gol marcado por Pedro Rocha no segundo tempo, e afastou praticamente qualquer risco de rebaixamento, podendo focar sua preparação para a final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, cujos jogos estão marcados para os próximos dias 12 (no Mineirão) e 15 (na Arena da Baixada). Com isso, a tendência é que o Furacão entre em campo na Arena nesta segunda-feira (6) para o jogo contra o Palmeiras, às 19 horas, usando uma equipe reserva.

A partida, que marca o encontro entre os campeões da Libertadores e da Sul-Americana deste ano, é válida pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão e terá transmissão ao vivo na TNT Sports (canal de TV por assinatura) para todo o Brasil, exceto Paraná. Outras alternativas são acompanhar o jogo no Estádio TNT Sports ou HBO Max (aplicativos de streaming), pelo Furacão Live (para quem é Sócio Furacão ou assinante do serviço de pay-per view) ou ainda pelo canal do YouTube da Jovem Pan Esportes, que cobra uma assinatura mensal.

RESPIRO

Na última semana o Athletico chegou a ser o terceiro time mais ‘rebaixável’ do Brasileirão, com 21,3% de chance de queda, segundo o site Probabilidades no Futebol, mantido pelo departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Antes do jogo contra o Cuiabá o Furacão era o 16º colocado da competição, apenas dois pontos a frente do Bahia (17º e primeiro time na zona de rebaixamento) e três a frente do Grêmio (18º).

Depois do triunfo de sexta-feira na Arena da Baixada, porém, a equipe saltou na tabela (para o 13º lugar), chegando aos 45 pontos (número considerado ‘mágico’ para ficar na elite). Um empate garante o Athletico na primeira divisão em 2022. A permanência na primeira divisão, inclusive, pode ser matematicamente confirmada nesta segunda-feira, se o Juventude perder para o São Paulo e o Cuiabá perder para o Fortaleza.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

Campeão da Copa Sul-Americana de 2021, O Furacão não poderá contar com o meia-atacante David Terans, suspenso após tomar o terceiro cartão amarelo, mas terá o retorno do meio-campista Christian. A tendência é que o técnico Alberto Valentim utilize uma equipe reserva, especialmente se o Athletico tiver a permanência na primeira divisão confirmada neste domingo. Dessa forma, nomes como o goleiro Santos, o zagueiro Thiago Heleno e o meia-atacante Nikão podem ser poupados.

ESCALAÇÃO DO PALMEIRAS

Campeão da Libertadores, o Palmeiras também deve usar um time com jogadores considerados reservas ou até mesmo da base palmeirense, uma vez que a maior parte do elenco alviverde entrou em férias no último sábado. Do grupo campeão da Libertadores, apenas três jogadores devem ser utilizados na Arena da Baixada: o goleiro Vinícius, o zagueiro Kuscevic e o meio-campista Matheus Fernandes, todos reservas da equipe principal.

ATHLETICO x PALMEIRAS

Athletico: Santos (Bento); Pedro Henrique, Thiago Heleno (Zé Ivaldo) e Nicolás Hernández; Abner Vinicius (Nicolas), Marcinho (Khellven), Léo Cittadini (Christian) e Erick; Nikão, Pedro Rocha e Bissoli. Técnico: Alberto Valentim

Palmeiras: Vinicius Silvestre; Michel, Kuscevic e Renan; Victor Luis, Gustavo Garcia, Matheus Fernandes e Gabriel Menino; Giovani, Gabriel Silva e Willian. Técnico: Abel Ferreira

Árbitro: Wagner do Nascimento (RJ)

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR), segunda-feira (6/12) às 19 horas