Divulgação/Luas Uebel/Grêmio FBPA – Arthur e Pablo duelam na Arena Gru00eamio

Atlético Paranaense e Grêmio empataram em 0 a 0, nesse domingo (dia 22) à noite, em Porto Alegre, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense está na 2ª posição com 4 pontos. A equipe gaúcha ficou em 7º lugar, com 4 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O time principal do Atlético, do técnico Fernando Diniz, segue invicto no ano, com quatro vitórias e cinco empates. 

Já a equipe titular do Grêmio completou 23 partidas sem sofrer gols com a 'bola rolando'. Nesse período, só tomou gols em jogadas de bola parada (escanteio, falta e pênalti). 

A partida foi o confronto de duas equipes que chamam a atenção pela qualidade na troca de passes e pelo futebol ofensivo. E o Grêmio foi bem superior, do início ao fim. Só não venceu porque errou demais nas finalizações e porque o goleiro Santos fez boas defesas.

Clique aqui para ver uma análise do desempenho individual dos jogadores do Atlético.

ESTATÍSTICAS
Os dados do Footstats mostram a superioridade do time gaúcho no jogo. Ao final dos 90 minutos, o Atlético somou 48% de posse de bola, 6 finalizações (1 certa), 89% de precisão nos passes e 4 escanteios. O Grêmio teve 52% de posse de bola, 17 arremates (6 certos), 93% nos passes e 5 escanteios.

ESCALAÇÃO DO ATLÉTICO
O Atlético tinha força máxima. Fernando Diniz manteve o mesmo time que empatou com o São Paulo, na última quinta-feira. O esquema foi o mesmo de sempre: 3-4-3 com a bola e 5-4-1 sem a bola. 

ESCALAÇÃO DO GRÊMIO
O Grêmio não tinha Douglas, Madson e Kannemann, em recuperação. O técnico Renato Gaúcho manteve o esquema tático 4-2-3-1 de sempre. 

PRIMEIRO TEMPO 
O primeiro tempo foi um choque de realidade. O Atlético tentou impor seu 'estilo Diniz', com marcação alta, trocas de passes dinâmicas e valorização de posse de bola. Pela primeira vez no ano, o time esteve longe de conseguir jogar. O Grêmio teve facilidade para anular as principais jogadas do rival e ter controle quase total da partida. O time gaúcho repetiu suas atuações de alto nível demonstradas em 2017, que renderam o título da Libertadores, e teve cinco boas chances para abrir o placar. No entanto, Luan perdeu três delas e o goleiro Santos salvou outras. A equipe paranaense praticamente não atacou.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o Grêmio trocou Léo Moura por Alisson. Aos 4 minutos, saiu Lucho e entrou Bruno Guimarães no Atlético. O time gaúcho seguiu melhor e atacando com frequência. O Atlético ganhou mais mobilidade no meio-campo, reagiu e começou a criar algumas jogadas. Aos 10, Guilherme recebeu de Nikão e quase abriu o placar. A bola passou perto. Aos 23, saiu Pablo e entrou Ederson no Atlético. Aos 27, Camacho levou o 2º amarelo no jogo e acabou expulso. O Atlético ficou com um jogador a menos. Aos 30, saiu o meia-atacante Guilherme e entrou o zagueiro Zé Ivaldo. O time gaúcho também trocou aos 30, com a saída do volante Arthur e entrada do centroavante Jael. O Atlético recuou e tentou segurar o placar. Aos 39, o Grêmio ficou ainda mais ofensivo, com a entrada do meia-atacante Maicossuel e a saída do volante Maicon. O time paranaense mostrou qualidade defensiva dentro da área e arrancou o empate.

GRÊMIO 0 x 0 ATLÉTICO
Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura (Alisson), Pedro Geromel, Bressan e Bruno Cortez; Maicon (Maicossuel) e Arthur (Jael); Ramiro, Luan e Éverton; André. Técnico: Renato Gaúcho
Atlético: Santos; Pavez, Paulo André e Thiago Heleno; Rossetto, Camacho, Lucho González (bruno Guimarães) e Carleto; Nikão, Pablo (Ederson) e Guilherme (Zé Ivaldo). Técnico: Fernando Diniz
Expulsão: Camacho (27-2º)
Cartões amarelos: Pablo, Bruno Guimarães, Camacho (A) Geromel, André, Ramiro (G). 
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Público: 22.049 pagantes
Renda: R$ 688.660,00
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo

4 – Lucho erra passe na defesa. Luan aproveita e chuta na trave.
11 – Carleto agarra André na área. O atacante cai e pede pênalti. 
16 – Everton chuta de fora da área. Santos espalma.
25 – Luan arrisca de fora da área. A bola vai sobre o gol.
26 – Léo Moura rola para Ramiro, que chuta no cantinho. Santos espalma.
30 – Nikão chuta de longe. A bola vai ao lado.
32 – Contra-ataque. André rola para Luan, na cara do gol. Ele chuta sobre o gol e perde grande chance.
35 – Bola enfiada. Luan recebe na marca do pênalti e chuta ao lado.
46 – Guilherme enfia. Pablo invade a área e chuta. Geromel trava.

Segundo tempo
5 – Luan cruza. Everton entra livre e cabeceia perto, ao lado.
7 – Ramiro ajeita de cabeça para Alisson, na área. Ele chuta na rede, por fora.
10 – Nikão toca para Guilherme, na área. Ele chuta no canto. A bola raspa a trave.
26 – Luan rola para Alisson, que chuta. Santos segura.
27 – Ederson toca para Guilherme, que chuta sobre o gol.
32 – Everton lança. André entra livre na área, se estica todo e toca para o gol. Santos segura.